Home Beleza 6 dicas para se conectar à natureza morando na cidade

6 dicas para se conectar à natureza morando na cidade

por Lud Hayashi

Seguindo o mood férias, quando a maioria das pessoas se desconecta para aproveitar mais a vida ao ar livre, e a tendência do êxodo urbano, que já vinha rolando desde o começo da quarentena, há quem esteja quebrando a cabeça para vislumbrar formas de trazer o bem-estar do contato com a natureza para a realidade na selva de pedra. Segundo o episódio “Nature is Healing” (A Natureza Cura), do podcast do The Cut, há benefícios comprovados para a saúde física e mental, mas “o contato com a natureza é um relacionamento, e como tal deve-se manter o laço”. Afinal, como fazê-lo morando na cidade? Aqui, algumas mulheres bacanas compartilham pequenas atitudes possíveis para qualquer um.
Coloque os pés na grama e abrace uma árvore
“Explore a região onde você mora e descubra um lugar perto no qual consiga colocar os pés na grama e abraçar uma árvore – pode ser em um parque ou espaço gratuito. Essas reconexões acontecem mesmo em pequenos momentos, como sentir o sol no rosto… O segredo é aproveitá-los de verdade”, ensina a atriz Mariana Goldfarb.

Camila Coutinho (Foto: Luan Eduardo (@l_uam))
Camila Coutinho observa a árvore em frente ao seu apartamento (Foto: Luan Eduardo (@l_uam))

Aprecie o tempo da natureza

“Eu sou natural de Recife, onde a gente tem muito contato com o mar, as praias, os coqueiros. E há quatro anos moro em São Paulo, onde tem muito prédio, então sinto falta de conviver com a natureza meio que por osmose. Quando me mudei, procurei um apartamento com bastante luz natural e verde, e hoje vejo uma árvore linda da minha janela. Isso já me trouxe outra energia, fico feliz dentro de casa. Observar o tempo da natureza é importante: tomo café admirando a árvore e os passarinhos, aprecio o céu azul, a nuvem passando, o vento, a folha… Parece meio poético, mas quando estamos na praia ou no campo é algo natural. Na cidade, temos que prestar mais atenção nisso, que vale como uma mini meditação”, explica Camila Coutinho, fundadora e CEO do @garotasestupidas e do @gebeauty.

Paloma Bernardi (Foto: Divulgação)
“Tirar uns minutinhos para respirar é fundamental”, diz Paloma Bernardi (Foto: Divulgação)

Reserve um momento para respirar e sentir a brisa

“Acho muito importante se desconectar para conectar, principalmente nós que vivemos na cidade e em uma correria tamanha. Tirar uns minutinhos para respirar é fundamental! Eu gosto de meditar ou fazer minhas orações com os pés descalços e ao ar livre (na varanda, na pracinha ou no quintal). Também adoro abrir a janela do carro para sentir o ventinho bater no rosto. Às vezes, é na simplicidade que encontramos a felicidade”, revela a atriz Paloma Bernardi.

Marcela (Foto: Divulgação)
Estudar ecologia profunda e as fases da lua ajudam Marcela Rodrigues a se reconectar com a natureza (Foto: Divulgação)

Pratique ecologia profunda, acompanhe as fases da lua e curta a água

“Eu e meu companheiro temos como hábito caminhar sem status de exercício físico. Vamos tomando sol e admirando as flores, as árvores, os passarinhos… É uma forma de praticar a ecologia profunda observando as mudanças das estações. E de aprendermos com a natureza, que é a melhor professora. Também acompanho as fases da lua, que é uma bússola para a vida na Terra. Seja para o plantio da agricultura biodinâmica ou para escolher quando cortar o cabelo, é uma forma de nos percebermos parte da natureza – afinal, também temos ciclos. Por fim, recomendo tomar banhos holísticos no chuveiro. Nesse contexto pandêmico, sem muitas vezes poder ir à praia ou cachoeira, tive muitos banhos reconectivos só de reconhecer a força protetora e fluida das águas”, divide Marcela Rodrigues, jornalista do @anaturalíssima, facilitadora de consumo sustentável e beleza limpa.

marcela ceribelli (Foto: Reprodução / Instagram)
Marcela Ceribelli recomenda plantar uma horta e admirar o céu ao menos um minuto por dia (Foto: Reprodução / Instagram)

Plante uma horta e admire o céu

“No documentário AmarElo [da Netflix], o Emicida fala sobre a importância de começar uma hortinha e de mexer com a terra, e eu concordo. Pode ser na varanda, plante ao menos uma hortelãzinha! Quanto mais observamos o ciclo da natureza, mais entendemos o tempo que as coisas levam. Também quero passar ao menos um minuto olhando para o céu, como recomenda a monja Konkyo Tannier – cuja meditação eu adoro. Ela fala que todos os dias temos que olhar para o céu e agradecer não só pela nossa existência, mas também pela consciência de estarmos vivos. E que quanto mais nos distanciamos da natureza, mais esquecemos nosso papel na Terra – que não é só fazer call e pagar boleto, somos seres importantes desse ecossistema”, compartilha Marcela Ceribelli, CEO e diretora criativa na Obvious Agency.

Renata Kuerten (Foto: Divulgação)
Renata Kuerten e um dos seus cachorros: “Eles mudam o nosso dia” (Foto: Divulgação)

Brinque com os pets

“Para mim, quando estou na cidade, uma forma de me sentir mais próxima da natureza é brincar com os meus cachorros. Eles são energéticos e estão sempre animados. Eles me ajudam a recarregar as energias, sem contar que são uma fonte de amor inesgotável. Quem ainda não tem um animalzinho, recomendo: adote! Eles têm o poder de mudar o nosso dia”, derrete-se a modelo Renata Kuerten.

Artigos relacionados

Deixe um comentário