Equipamento que utiliza energia solar fica na Praça 26 de Julho e também conta com espaço para sentar e oito saídas USB para carregar celulares
Quem passou pela Praça 26 de Julho, no centro de Cianorte, nos últimos dias, notou que o monumento em homenagem aos pioneiros não está mais sozinho. Agora, o cenário também é composto por uma árvore digital sustentável. Com design arrojado, o equipamento emite sinal Wi-fi gratuitamente para dezenas de usuários ao mesmo tempo, em um raio de 100 metros,e oferece conectores de USB para carga de baterias, com capacidade para até oito celulares. Possui quatro metros de altura e conta com bancos para o descanso da população.
“Trata-se de um avanço para o município. Afinal de contas, ao oferecermos um serviço como esse, de forma gratuita e no espaço público,estamos contribuindo para que todas as pessoas, sem distinção, aumentem sua interação e conectividade”, pontua o prefeito Bongiorno. O equipamento não teve custo nenhum para o erário municipal. “Houve um chamamento público em que organizações podiam demonstrar interesse em desenvolver projetos de tecnologias sustentáveis nesses locais”, explica.
A vencedora foi a Solus Energia e Engenharia, que desenvolveu a tecnologia e administra os patrocínios mensais. A estrutura foi feita localmente, pela Montinorte, e possui tecnologia para captar a radiação do sol, por meio de cinco painéis fotovoltaicos, e garante seu próprio funcionamento 24 horas por dia. Para o usuário o acesso é simples. Basta se conectar à rede UNINGA CONECTFREE e fazer o login. A própria página direciona para um check-in no Facebook.
No ano que vem, outras duas como árvores como essas também serão instaladas na cidade: uma no Terminal Rodoviário e outra na Praça Moraes de Barros.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte