Home Noticias As melhores cidades do mundo para ser estudante: uma é brasileira

As melhores cidades do mundo para ser estudante: uma é brasileira

por Lud Hayashi

Cursar uma faculdade internacional é o sonho da maioria dos estudantes brasileiros. Só que diante inúmeras oportunidades, sempre surge a dúvida sobre qual destino escolher, afinal, temos cidades incríveis ao redor do mundo.

E foi conhecendo essa necessidade de pesquisa, que a QS Quacquarelli Symonds, empresa britânica especializada em educação, realizou uma pesquisa e publicou o QS Best Student Cities Ranking, com a lista melhores destinos para ser um estudante.

E, claro, não poderíamos deixar de divulgar os destinos aqui para vocês! A boa notícia é que temos uma cidade brasileira na lista. Confira!

Londres ficou no topo da lista e não foi nenhuma novidade para os pesquisadores. A cidade inglesa tem se mantido no primeiro lugar há três anos, devido a qualidade das escolas e universidades locais. Na sequência vieram Munique (Alemanha) e Seul (Coreia do Sul).

A única cidade brasileira presente na lista do QS Best Student Cities Ranking é São Paulo. Apesar de não ter ficado no Top 10 da lista, a capital paulistana ficou na 80ª colocação, à frente de destinos tradicionais como Stuttgart (83º), Joanesburgo (92º), Miami (107º) e Quebec (113º).

As outras cidades latino-americanas no ranking são Buenos Aires (22º), Santiago (57º), Cidade do México (68º); Monterrey (97º), Bogotá (98º) e Lima (115º).

Veja a lista das 10 primeiras cidades da pesquisa:

1 – Londres (Inglaterra)

2 – Munique (Alemanha)

3 – Seul (Coreia do Sul)

4 – Tóquio (Japão)

5 – Berlim (Alemanha)

6 – Melbourne (Austrália)

7 – Zurique (Suíça)

8 – Sydney (Austrália)

9 – Boston (Estados Unidos)

10 – Montreal (Canadá)

Como é feito o ranking

Para que uma cidade entre na lista, a Quacquarelli Symonds utiliza dois critérios iniciais: a localidade precisa ser um centro urbano com uma população mínima de 250.000 habitantes e ter, no mínimo duas universidades, no QS World University Rankings.

Com a primeira lista montada, é feita uma pesquisa com estudantes das localidades. Para 2022, foram entrevistados mais de 80 mil estudantes, de 115 cidades, que se graduaram no exterior e considera fatores como custo de vida, oportunidades de empregos durante e após a conclusão dos estudos, segurança, inclusão, diversidade, acolhimento dos locais, acessibilidade, entre outros.

Você pode conferir a lista completa da QS Best Student Cities Ranking aqui.

Artigos relacionados

Deixe um comentário