Home Noticias Câmara aprova programa de fornecimento gratuito de absorvente às mulheres em vulnerabilidade social

Câmara aprova programa de fornecimento gratuito de absorvente às mulheres em vulnerabilidade social

por Lud Hayashi

A Câmara de Vereadores de Cianorte aprovou na noite desta segunda-feira, 22, em segundo turno a instalação da Política Municipal de Combate e Erradicação da Pobreza Menstrual, que dentre outras ações, conta com a distribuição gratuita de absorvente íntimo higiênico às mulheres de baixa renda ou em vulnerabilidade social. A política pública em discussão estava registrada como o Projeto de Lei do Executivo nº 68/2021, o tema também havia sido objeto de indicação do vereador Wilson Pedrão (Republicanos) realizada em maio deste ano.

O programa será organizado pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes. O fornecimento dos absorventes visam atender a demanda de meninas e mulheres com ciclo menstrual ativo que, por falta de conhecimento ou condição financeira, não utilizam do método higiênico e têm suas vidas pessoais, profissionais, estudantis e sua dignidade corporal afetadas.

Além da distribuição gratuita dos absorventes íntimos, o programa contará com ações de educação sobre o corpo da mulher, visando quebrar mitos e paradigmas referentes à menstruação e a importância da higiene menstrual para a saúde da mulher. A Secretaria responsável poderá realizar palestras, cursos, distribuir panfletos e cartilhas, estabelecer parcerias com outras secretarias, com informações voltadas a todos os públicos, sexos e idades, objetivando desmistificar a questão e combater o preconceito.

O presidente Wilson Pedrão, colocou em segundo turno de discussão o Projeto de Lei nº 68/2021 e foi aprovado por unanimidade. Tendo em vista que, se trata de um projeto que beneficiará meninas e mulheres cianortenses, melhorando sua qualidade de vida, autoestima e o cuidado e conhecimento sobre o próprio corpo.

O projeto também visa incentivar a criação de cooperativas, microempreendedores individuais e pequenas empresas a fabricarem absorventes de baixo custo e a concessão de incentivos fiscais, com o objetivo de reduzir o preço dos absorventes higiênicos ao consumidor final em estabelecimentos comerciais. Desse modo, a ação também gerará um impacto socioeconômico no município.

Foram aprovadas por unanimidade em segundo turno também o Projeto de Lei nº 69/2021, que dispõe sobre abertura de crédito adicional para a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes e para a inclusão de elementos de despesas não previstas no orçamento da fiscalização de trânsito e tratamento de infrações; o Projeto de Lei Complementar nº 34/2021, sobre a obtenção de Alvará de Licença de Localização; e, o Projeto de Lei Complementar nº 35/2021-A, que extingue a Gratificação de Assistência constante na Lei Municipal nº 3212/2008.

Câmara aprova programa de fornecimento gratuito de absorvente às mulheres em vulnerabilidade social

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.