Home Noticias Câmara de Cianorte aprova Programa de Recuperação Fiscal em segundo turno

Câmara de Cianorte aprova Programa de Recuperação Fiscal em segundo turno

por Lud Hayashi

Com desconto de até 100% nas multas e nos juros, poderão participar contribuintes inscritos em dívida ativa e com débitos gerados até 31 de dezembro de 2020, ou seja, o IPTU 2021 não entra no cálculo; o cidadão poderá aderir ao programa até o dia 31 de março de 2021
Os vereadores de Cianorte realizaram na noite desta segunda-feira, 15 de fevereiro, a 3ª sessão ordinária do ano. Ao todo, foram aprovados, por unanimidade, quatro projetos em primeiro turno e quatro em segundo turno e redação final.
Destaque ao Projeto de Lei 5/2021 – de autoria da Prefeitura e aprovado em segundo turno, com duas emendas – o qual institui o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), destinado a aumentar a arrecadação municipal e incentivar os contribuintes inadimplentes, a regularização de sua situação junto à Fazenda Municipal com o pagamento de débitos tributários e não tributários, inscritos em dívida ativa, ajuizados ou não, gerados até 31 de dezembro de 2020, ou seja, o IPTU 2021, bem como débitos oriundos da venda de bens imóveis não entram no cálculo.
De acordo com o projeto, o contribuinte obterá, para pagamento do débito à vista, o desconto de 100% no valor dos juros e da multa. Caso opte por parcelar, a entrada será sempre de 20% e serão dez modalidades possíveis que variam de até 12 parcelas, com desconto de 90% de juros e multas, até, no máximo, 120 parcelas, sem desconto de juros e multas. A parcela será fixa e não poderá ser inferior a R$ 50 para pessoas físicas (população em geral) e de R$ 100 para jurídicas (empresas).
“O cidadão poderá negociar impostos como o IPTU, o ISSQN, bem como taxas municipais de cemitério e alvará, além de multas, por exemplo, por falta de capina ou outras infrações”, explica o presidente da Câmara de Cianorte, Wilson Pedrão (Republicanos), autor da sugestão do projeto, ainda em dezembro de 2020, para a Prefeitura.
Após sanção do prefeito Marco Franzato (PSD), o cidadão poderá aderir ao programa até o dia 31 de março de 2021.
SEGUNDO TURNO
O Projeto de Lei 4/2021-A – de autoria do vereador Afonso Sergio Lima (Rede) – declara de utilidade pública municipal, a Associação de Moradores da Vila Rural (Amovila), entidade civil sem fins lucrativos, com sede no Distrito de São Lourenço.
Já os Projetos de Lei 4 e 6/2021 – de autoria da Prefeitura – autorizam a Prefeitura a ceder à Associação Assistencial e Promocional Rainha da Paz, respectivamente, um veículo Volkswagem Kombi, cor branca, ano 2002; bem como 4 televisores, 13 computadores e 4 climatizadores de ar portátil, pelo prazo de cinco anos, podendo ser renovado por igual período.
PRIMEIRO TURNO
Destaque ao Projeto de Lei 3/2021-A – de autoria do vereador Afonso Sergio Lima (Rede) – torna obrigatório o cercamento físico de espaços com mobiliário destinado à recreação e ao lazer infantis – playgrounds – de praças e parques em Cianorte, a fim de respeitar a integridade física das crianças. A Lei entrará em vigor, caso aprovado em segundo turno e redação, em 1º de janeiro de 2022.
Bem como ao Projeto de Lei 6/2021-C – de autoria do vereador Edvaldo Estância Luana (Patriota) – que declara de utilidade pública municipal, a Associação Geração Atletismo Cianorte – Agac, associação sem fins lucrativos, com sede em Cianorte.
Já o Projeto de Lei Complementar 8/2021 – de autoria da Prefeitura – cria a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, bem como os cargos de assessoria especial da mulher e de integração governamental, porém extingue a Secretaria Municipal de Integração Governamental, bem como dois cargos de assessor municipal da mulher e um cargo de secretário de integração governamental. De acordo com o Executivo, não irá gerar novos custos, ou seja, aumento de despesa, pois os valores são equivalentes.
PRESENÇA
A Sessão Ordinária contou com a presença do prefeito de Cianorte, Marco Franzato (PSD); da secretária municipal de Saúde, Rebeca Galacci, a qual utilizou a Tribuna Livre acompanhada de colaboradores da Secretaria; do secretário municipal de Defesa Social, Elias Ariel de Souza; e do ex-vereador de Cianorte, Silvio Fernandes, o Silvio do Pátio (Podemos), o qual foi homenageado.
AUSÊNCIA
O vereador Dadá (Podemos) segue afastado.
AGENDA
Na segunda-feira (22), às 19h, os parlamentares voltam a se reunir, em sessão ordinária, na Câmara Municipal.
Fonte: Diego Fernando Laska – Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Cianorte

Artigos relacionados

Deixe um comentário