Casa Noticias Cavalgada abre festividades do 65º aniversário de Cianorte

Cavalgada abre festividades do 65º aniversário de Cianorte

por Lud Hayashi

Marcha pelo entorno do Parque Cinturão Verde reuniu aproximadamente três mil participantes

Mantendo a tradição, no último domingo (08), a 16ª Cavalgada Ecológica Cinturão Verde deu início às comemorações alusivas aos 65 anos de Cianorte. O evento, realizado nas dependências do Parque de Exposições Wilson Ferreira Varella (Acrenorte), começou logo cedo, às 7h, quando foi servido o café da manhã. A saída para a marcha ecológica, às 10h30, foi marcada por uma oração e muito entusiasmo. Cerca de três mil cavaleiros e amazonas, de diversas idades e vindos de vários municípios, percorreram o entorno do Parque Municipal, por vias urbanas e rurais, em um passeio de 16 km.

Em comitivas uniformizadas ou em grupos de amigos e familiares, os participantes esbanjaram originalidade, com trajes e adereços, além de belos animais, e atraíram moradores para as ruas. Já com o retorno à Acrenorte, puderam saborear um delicioso churrasco, acompanhado de arroz, salada, mandioca e farofa. A renda obtida com o almoço e as bebidas será revertida às ações do Provopar, em prol da assistência social no município e distritos de São Lourenço e Vidigal.

Maria Amélia Gonçalves, 19 anos, vinda do município de Ivaiporã/PR, juntamente com o seu pai, Joaquim Henrique Gonçalves, e representando a Estância Rancho Mustang, participou da marcha com o seu boi, Sheriff, e elogiou o evento. “Gostei demais. Fomos recepcionados com muita atenção; o percurso foi devidamente elaborado e o almoço bem servido, em um salão fresco e arejado. A organização, que tem como membro o Cido Garcia, está de parabéns. Participo de cavalgadas desde os quatro anos de idade e esta foi a primeira em Cianorte, porém, já estou certa de comparecer na próxima”, contou.

Neste sentido, a primeira-dama e presidente de honra do Provopar, Fátima Bongiorno, afirmou que tudo foi preparado com carinho para receber a cada um. “Assim, agradecemos a todos os envolvidos com o evento, que foi um sucesso. Uma verdadeira celebração da amizade, da solidariedade, do amor aos animais e do nosso Parque Cinturão Verde. Por isso, prestamos nosso reconhecimento aos que trabalharam na sua organização e realização, bem como aos que compareceram e o abrilhantaram”, disse, acompanhada do presidente e da coordenadora da entidade, Ed Wilson e Neide Ferreira.

Já o prefeito Bongiorno, juntamente com o vice, Beto Nabhan, lembrou que a cavalgada marca o início dos festejos em decorrência do aniversário do município. “Desde já, deixamos o convite para que prestigiem a programação do aniversário da cidade, entre os dias 21 e 29 de julho, no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori, que, com todos os shows gratuitos, é uma festa popular, para garantir o acesso ao lazer e que as comemorações de mais um ano de nossa amada Cianorte tenha ampla participação”, destacou. 

Para encerrar o evento, houve a premiação, com troféus, dos participantes que se destacaram, sendo a comitiva “Vale dos muares”, de São José dos Pinhais, como a primeira a chegar ao Parque de Exposições, na manhã de sábado (07); a comitiva “Um pouco a pé, um pouco andando”, de Valinhos/SP, como a mais distante (913 km); a comitiva “É nóis”, de Cianorte, como a mais numerosa, com 52 membros presentes; o Sr. Francisco Apolinário, de 82 anos, como o cavaleiro mais velho; Murilo Antônio Vieira Dias, de um ano e três meses, como o cavaleiro mais novo; e Matheus Farias, como o melhor tocador de berrante.

Artigos relacionados

Deixe um comentário