Home Cultura Cianorte tem programação alusiva ao mês da Árvore

Cianorte tem programação alusiva ao mês da Árvore

por Lud Hayashi

Em celebração ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) preparou uma programação especial para todo o mês. As atividades têm início neste sábado (11), com a abertura das trilhas do Arboreto e das Perobas para visitação. Os passeios devem ser agendados, em grupos de até 12 pessoas, e seguir as medidas de prevenção à Covid-19. Os interessados devem entrar em contato pelos telefones (44) 3631-6152 ou 3631-6463.
As visitas poderão ser realizadas às quintas-feiras ou sábados, em dois horários pela manhã, às 9h ou às 10h, e outros dois à tarde, às 14h ou às 15h. Já aos domingos, a visitação pode ser às 9h ou às 10h. Todos os passeios serão orientados por guia. A participação é gratuita e entre os atrativos das trilhas destacam-se o contato com as belezas naturais do Parque Cinturão Verde, como perobas centenárias e rios, além da observação de pássaros e, ocasionalmente, de algum animal silvestre.
Ainda no sábado (11), assim como do dia 25 de setembro, será dia de solidariedade com um drive thru para arrecadação de ração para cães e gatos. Quem passar pela Praça Primo Manfrinato, na Avenida Santa Catarina, ou no semáforo da Avenida Souza Naves, pode doar um quilo de ração sem corante e receber uma muda de árvore nativa em troca.
Já no dia 19 de setembro, às 8h, será realizada a 1ª Corrida da Trilha das Perobas, um evento em parceria com as secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Indústria, Comércio, Vestuário, Serviços e Turismo, com inscrições limitadas a 200 pessoas, pelo site da Prefeitura (www.cianorte.pr.gov.br), a partir das 12h desta segunda-feira (13). A taxa de participação é de dois quilos de ração sem corante para cachorro ou gato.
No dia 21 de setembro, às 9h, haverá plantio de árvores em parceria com Instituto de Água e Terra (IAT), no Parque Cinturão Verde, com participação dos alunos vencedores do Concurso de Poesia. No dia 25 de setembro, será dia de apoiar a campanha do Rotary Club Cinturão Verde para arrecadação de ração em prol das ONGs de defesa dos animais, em uma ação na Estrada Apuí, às 9h. A programação segue até o dia 30 de setembro, com as visitas às trilhas.
“Com o Dia da Árvore, setembro é um mês oportuno para reforçar a conscientização da população sobre a conservação dos recursos naturais, como o nosso Parque Cinturão Verde e, ainda, aproveitamos a ocasião para chamar a atenção dos cianortenses para as causas dos animais em situação de rua. Assim, convidamos a todos para que participem”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Daniella Carraro Parreiras.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social (texto/foto: Débora Fuzimoto)

Artigos relacionados

Deixe um comentário