285
Depois de quase dois anos de negociações e preparativos, começaram as atividades do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) em Maringá. A solenidade de abertura foi na tarde de hoje (17), com presença de alunos e convidados no auditório Hélio Moreira, no Paço Municipal, e depois uma aula magna de “Inovação e Profissão”, com Robinson Patroni, presidente da Software by Maringá.
“É um dia histórico. Trabalhamos todos juntos para Maringá ser a melhor cidade do Brasil para viver”, declarou o vice-prefeito Edson Scabora ao comentar o empenho de diversos segmentos para a parceria acontecer.
Os quatro cursos ofertados nesse primeiro momento começarão com as aulas presenciais em 7 de fevereiro, no Centro de Capacitação da Prefeitura de Maringá. São 120 vagas no total, na Formação Inicial e Continuada (FIC), para Assistente Administrativo, para Massagista, para Programador de Sistemas e para Matemática Básica e comercial. Os cursos são gratuitos.
Em breve haverá o anúncio de novos cursos. “Estamos empenhados em ofertar um ensino de qualidade, sem custo para os alunos. E em breve anunciaremos nossos programas de bolsas”, citou o diretor, Ricardo Luiz Töws, que apresentou a equipe e agradeceu a Prefeitura. Ele entregou um certificado para o diretor de Inovação da Prefeitura, Cesar Rael, pelo trabalho para a implantação do IFPR.
O IFPR opera em Maringá por meio de um Termo de Acordo de Cooperação Técnica e Plano de Trabalho de um ano, renovável, com a Prefeitura de Maringá. O Instituto já apresentou um projeto para a construção de um campus próprio no Município.
Também participaram da solenidade os secretários municipais Fausto Herradon (Assuntos Metropolitanos), Emmanuel Predestin (Juventude e Cidadania), a diretora-presidente do Ipplam, Bruna Barroca, o vereador Sidney Telles, representantes da UEM, do Codem, do Parque de TI, da OAB, professores e alunos do IFPR, entre outros. Além do reitor do IFPR, Odacir Zanatta, que participou com uma mensagem por vídeo.