Casa Noticias Crianças foram afastadas dos pais, após caso de covid na China?

Crianças foram afastadas dos pais, após caso de covid na China?

Em grupos virtuais, circulam imagens de estudantes de uma escola de Pequim, que teriam sido mantidos em quarentena, por conta de um caso positivo de Covid-19 entre os funcionários da unidade de ensino

por Lud Hayashi

Nas redes sociais, circulam publicações que afirmam que na China, estudantes foram mantidos longe dos pais por uma noite, em  quarentena numa escola. O motivo do isolamento seria o teste positivo para Covid-19 de um professor que trabalhava no campus. O vídeo é curto e mostra, de longe, as crianças vestidas com trajes de proteção, os chamados EPIs (Equipamento de Proteção Individual), enquanto andam em fila.

As imagens foram publicadas no Weibo, plataforma de interação virtual chinesa, por um perfil com seis milhões de seguidores. A postagem recebeu mais de 670 mil visualizações e 2,6 mil curtidas. Além do Weibo, o vídeo circula em grupos do Facebook.

Segundo o jornal britânico, The Guardian, os pais foram chamados à escola, porém precisaram esperar horas até que alguém desse informações sobre as crianças que estavam proibidas de sair. Os alunos têm entre sete e doze anos, estima-se.

Perto da meia-noite, horário local, o diretor da instituição foi até o lugar onde os pais estavam reunidos e disse que as crianças estavam sendo testadas e deveriam passar a noite ali, podendo sair somente na manhã seguinte, depois que todos os resultados fossem liberados.

O incidente, que chamou atenção nas redes sociais, ocorreu enquanto a capital chinesa passa por imposições rígidas de controle da pandemia. A Comissão Nacional de Saúde chinesa, na quarta-feira, divulgou 93 novos casos sintomáticos de Covid-19, no país. Essa foi a maior contagem de casos diários desde o começo de agosto na China. Em Pequim, especificamente, foram registrados nove novos casos, o maior índice da capital esse ano.

Portanto, é fato que algumas crianças foram mantidas em isolamento compulsório, sem os pais, em uma escola na China. A medida foi adotada depois de um professor testar positivo para Covid. O regime comunista, desde o começo da pandemia, adota políticas rígidas de restrição e controle sanitário. No total, a China registrou cerca de 4,6 mil mortes dentre 97,5 mil casos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário