Casa Noticias Fevereiro próximo é um mês “diferenciado”?

Fevereiro próximo é um mês “diferenciado”?

Correntes de mensagens afirmam que fenômeno registrado no mês que vem só se repete a cada 823 anos

por Lud Hayashi

Uma mensagem está circulando na internet sobre o mês de fevereiro desse ano, 2022. De acordo com a postagem, essa é a primeira vez em 823 anos que o mês terá “4 domingos; 4 segunda-feira; 4 terça-feira; 4 quarta-feira; 4 quinta-feira; 4 sexta-feira; 4 sábados”(sic). Supostamente, o nome do fenômeno seria “MiracleIn” e seria “Baseado em milagres bíblicos inexplicáveis”.

Chamamos de “corrente”, porque a mensagem afirma ainda que se a pessoa que recebê-la repassar para cinco pessoas ou cinco grupos, “um milagre acontecerá em quatro dias”.

A corrente de mensagem chegou ao Cianorte em Destaque como um pedido de checagem feito por um leitor, através do WhatsApp. A mensagem está marcada como “Encaminhada muitas vezes”, o que confirma a viralização da publicação.

Apesar de ser real que o mês terá a mesma quantidade de cada um dos dias da semana, não é verdade que isso é algo raro e que acontece a 853 anos. Na realidade, em todos os anos não bissextos, o mês de fevereiro tem a mesma configuração dos dias da semana.

Basta fazer a conta: são sete dias da semana, repetidos quatro vezes cada um. Total de 28 dias. Dessa forma, três em cada quatro “fevereiros” tem essa disposição, que está sendo divulgada como um evento fora do comum.

Portanto, é falso que o mês de fevereiro desse ano terá fenômeno “milagroso” e que só acontece a cada 823 anos. A mensagem espalhada é recorrente em checagens e também já foi desmentida por outras agências, no Brasil e em outros países.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem?

Encaminhe para o Cianorte em Destaque, que nós checamos para você (44) 9 9972-2723

Artigos relacionados

Deixe um comentário