Casa Noticias Gestores municipais discutem ações de enfrentamento ao coronavírus

Gestores municipais discutem ações de enfrentamento ao coronavírus

por Lud Hayashi

Autoridades dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Noroeste do Paraná (Ciscenop) se reuniram na manhã dessa quinta-feira (18), para discutir as ações de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19). Participaram do encontro, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de saúde, chefes de divisão, representantes da Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar) e da 13ª Regional de Saúde. A reunião aconteceu no auditório do Paço Municipal, em Cianorte.
No encontro foram apresentados relatórios, com números e índices sobre a doença na região. Além do intercâmbio de informações entre as instituições, a iniciativa reforçou as diretrizes e critérios que devem ser adotados pela administração pública na tomada de decisões. “É o momento de unirmos forças para enfrentar este que parece ser o pior momento da doença em nosso estado. Nosso papel enquanto representante da Secretaria Estadual de Saúde é justamente auxiliar na definição de ações para a vigilância, prevenção e controle, além de acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelos municípios. E são justamente esses dados técnicos que nos nortearão nas decisões. Outra ação da regional é fiscalizar as empresas com grande número de colaboradores, quanto às medidas de prevenção, para controlar o alastramento da doença”, destacou a chefe da 13ª Regional de Saúde, Adriana Batista Guimarães.
“Vivemos um momento que nos exige serenidade para administrar e tomar decisões, por isso é fundamental que haja diálogo, parceria, e a adoção de critérios técnicos e protocolos muito bem definidos, no tempo certo. Graças a Deus, nosso índice de mortalidade pela doença é pequeno e isso se deve também a estrutura que preparamos para enfrentar a doença. Adquirimos respiradores, criamos novos leitos clínicos e estamos com o estoque de medicamentos necessário para dar o atendimento em caso de necessidade. A curva ascendente que os especialistas previam para os meses anteriores, parece que chegou. Vamos enfrentar e vencer esse mal, com ações assertivas e a colaboração da população”, enfatizou o prefeito de Cianorte e presidente do Ciscenop, Bongiorno.
Também estiveram presentes os prefeitos Rodrigo Pezão (Tapejara), Bóia (Tuneiras do Oeste), Agnaldo Trevisan (São Manoel do Paraná), Paulinho Mineiro (Indianópolis), além do vice-prefeito de Cianorte, Beto Nabhan; vice-prefeito de Jussara, Robison Pedroso; secretária executiva do Ciscenop, Andreia Lemos; o diretor institucional da Fundhospar, Gilmar Célio, acompanhado pelo diretor clínico, Dr. Inácio Gagliardi; e representantes das secretarias de saúde e vigilância sanitária.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte.

Artigos relacionados

Deixe um comentário