Home Noticias Microempreendedores individuais devem regularizar dívidas até 31 de agosto

Microempreendedores individuais devem regularizar dívidas até 31 de agosto

por Lud Hayashi

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) que estão em dívida com impostos devem regularizar a situação, por meio do pagamento ou parcelamento, até o dia 31 de agosto. Isto porque, a partir de setembro, a Receita Federal encaminhará os débitos apurados nas Declarações Anuais Simplificadas para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) não regularizados para inscrição em Dívida Ativa, que possibilita a cobrança na justiça com juros e outros encargos previstos em lei.
A emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para pagamento, assim como a realização do parcelamento, pode ser efetuada diretamente no Portal do Simples Nacional (http://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/) ou pelo App MEI, disponível para celulares Android ou iOS. Em Cianorte, a Casa do Empreendedor realiza os serviços de emissão do DAS, parcelamento e baixa de MEI de maneira gratuita. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no primeiro Piso do Paço Municipal (Centro Cívico, 100). Outra opção on-line também é a Casa do Empreendedor Digital, por meio do site do Município (https://www.cianorte.pr.gov.br/pagina/casa-do-empreendedor).
“É importante salientar que, ao regularizar a situação até 31 de agosto, o MEI evitará não só a cobrança judicial da dívida inscrita, mas uma série de consequências negativas, como deixar de ser segurado do INSS, perdendo os benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio-doença; ter seu CNPJ cancelado; ser excluído dos regimes Simples Nacional e Simei pela Receita Federal, Estados e Municípios; ter dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos; entre outras. Diante disso, reforçamos a necessidade da regularização e nos colocamos à disposição para auxiliar”, destaca a coordenadora da Casa do Empreendedor de Cianorte, Maysa Formigoni Fasolin.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Artigos relacionados

Deixe um comentário