Home Noticias Nova onda de casos de Covid-19 acende alerta para saúde mental

Nova onda de casos de Covid-19 acende alerta para saúde mental

por Lud Hayashi

Desde que a pandemia se instalou no Brasil, uma série de estudos e pesquisas tem mostrado o impacto dessa realidade na saúde mental dos brasileiros. Nestes quase dois anos do primeiro infectado no país, o início de uma nova onda de Covid-19 causada pela variante Ômicron trouxe novamente à tona medo, insegurança e incerteza sobre o futuro.

Na última semana, o Brasil voltou a registrar recordes diários de novos casos da doença, quebrando picos consecutivos com mais de 200 mil diagnósticos positivos por dia. O cenário exigiu a retomada de algumas restrições pelos estados e culminou no cancelamento do Carnaval, além da suspensão da temporada de cruzeiros.

A chegada de 2022 trouxe a esperança de que a vida poderia voltar ao normal depois da Covid-19. Mas, com a Ômicron varrendo o mundo e com a desigualdade no acesso às vacinas, a OMS (Organização Mundial da Saúde) acredita que a pandemia está longe de acabar.

Para lidar com a frustração e a desesperança desta nova fase, psicólogas chamam a atenção para a importância de procurar apoio emocional e ajuda especializada.

Houve um aumento na procura por atendimento psicológico online durante a pandemia, seja pela piora de transtornos mentais já existentes, como ansiedade e síndrome do pânico, seja pelo surgimento de sintomas depressivos.

Para lidar com as emoções no dia a dia, a psicóloga recomenda respirar profundamente várias vezes, manter uma rotina organizada para que os níveis de estresse sejam menores e fazer caminhadas em locais onde seja possível estar em contato com a natureza.

Artigos relacionados

Deixe um comentário