Home Beleza Peso x 35 é a ‘outra’ fórmula da água: saiba calcular quanto você deve beber por dia; 2 litros não valem para todos

Peso x 35 é a ‘outra’ fórmula da água: saiba calcular quanto você deve beber por dia; 2 litros não valem para todos

Cálculo pode ser feito a partir do seu peso. No entanto, há pessoas que podem ter que beber mais ou menos água - tudo depende do estilo de vida e de outras restrições.

por Lud Hayashi

Que beber água todo dia é essencial e importante todo mundo sabe, mas qual é a quantidade certa? Existe uma fórmula que indica quanto cada um deve tomar de água por dia. Mas tem outros fatores a serem considerados, como a prática de atividade física e se a pessoa sua demais.

Confira abaixo a conta que deve ser feita e os benefícios de se manter hidratado.

1 – Quanto de água devo tomar?

Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia. Mas não tem uma fórmula única para todo mundo: a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum esporte, por exemplo.

De acordo com médicos:

🚰 Água é insubstituível: o ideal é que esses dois litros sejam apenas de água, sem contar a que está presente em alimentos ou outras bebidas que podem ser ingeridas ao longo do dia.

💧 A melhor hidratação é feita de forma gradual: ou seja, beba pequenas quantidades de água durante a manhã, tarde e noite. Faz mal para a saúde ficar o dia todo sem beber uma gota e, à noite, tomar um litro de uma vez só.

💦 Para pessoas que suam mais, estão em locais quentes e secos ou praticam esportes atividades físicas, o consumo de água diário pode aumentar para 3,5 até 4 litros.

🚱 Há pessoas que possuem restrições na ingestão de água e, por isso, podem beber apenas 1 ou 1,5 litro por dia. É o caso de pacientes com problemas cardíacos específicos ou outras comorbidades.

Quantidade de água diária necessária pode variar de pessoa para pessoa — Foto: Divulgação

Quantidade de água diária necessária pode variar de pessoa para pessoa — Foto: Divulgação

“O que dá para fazer é, em determinados momentos, tomar água aromatizada, com fruta ou gás para variar um pouco e ajudar no paladar”, diz o endocrinologista Madson Queiroz de Almeida, presidente do Departamento de Adrenal e Hipertensão da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Idosos também tendem a sentir menos sede. “Conforme vão envelhecendo, as pessoas vão perdendo o centro da sede e tendem a ser mais desidratadas”, afirma a nutróloga e geriatra Mariana Carvalho.

2 – Água em pouca quantidade ou em excesso faz mal?

Não tomar água ao longo do dia causa desidratação, que gera problemas de saúde a curto prazo, como intestino preso e pedras nos rins. O principal sinal que indica que você está desidratado é a sede.

Quando você tem sintomas de sede, você já deveria estar bebendo água há muito tempo.
— Mariana Carvalho, nutróloga

A desidratação também causa alterações na urina, que pode ficar mais escura e ter mal cheiro.

Beber água demais também pode fazer mal. “Quando você tem um excesso de água, pode causar uma maior diluição do corpo humano e hiponatremia, que é uma baixa concentração de sódio no sangue. Quando isso acontece, a pessoa tem dor de cabeça, náuseas e confusão mental”, afirmou a médica.

3 – Quais os benefícios da água?

Especialistas afirmam que o ideal é sempre buscar o equilíbrio e beber água de forma regular e gradual, acordo com as suas necessidades diárias e geográficas. Seguindo essa regra, a água é responsável por uma série de benefícios para o corpo e para a saúde, como:

  • Regula a temperatura do corpo;
  • Hidrata a pele;
  • Mantém o nível de água corporal adequado;
  • Lubrifica as articulações;
  • Melhora o funcionamento do intestino e dos rins;
  • Desintoxica o organismo.

4 – Como se manter hidratado?

Quem não tem o hábito de beber água com frequência precisa adotar táticas ao longo do dia para se manter hidratado. Uma delas já é velha conhecida: manter sempre uma garrafinha de água por perto.

“O que você não consegue medir, você não consegue quantificar nem qualificar”, diz a nutróloga, que indica aos pacientes o uso de uma garrafa. “Serve para policiar, incentivar e metrificar a quantidade de água que você está bebendo”, explica.

Recentemente, virou febre nas redes sociais e começou a aparecer na lista de mais vendidas nos principais sites do país um novo modelo: as garrafas de água com frases motivacionais, que podem servir como um incentivo adicional.

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