Home Noticias Prazo para quitar dívidas com desconto vai até dia 28

Prazo para quitar dívidas com desconto vai até dia 28

por Lud Hayashi

Agricultores com dívidas no Programa Nacional de Crédito Fundiário têm até o dia 28 de dezembro para regularizar a situação com desconto. O acerto de dívidas de crédito rural foi autorizado pela Lei Federal 13.340/2016, que estabeleceu o prazo para quitação. Elas incluem os financiamentos dos Programas Banco da Terra e Crédito Fundiário (PNCF). Com isso, os agricultores beneficiários desses programas e que estavam inadimplentes em 31 de dezembro de 2017, inscritos na Dívida Ativa da União, podem quitar seu financiamento.

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento é responsável pela execução do programa no Paraná. Desde 2015, segundo informações do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro), o Programa Nacional de Crédito Fundiário liberou R$26,6 milhões na aquisição de 1975 hectares para 332 famílias no estado.

DESCONTOS

Os descontos para pessoas físicas vão de 60% a 95%, de acordo com o valor inscrito na Dívida Ativa da União. Para os contratos de pessoa jurídica, como associações e cooperativas, o desconto é de 85%. Para saber se o financiamento está inscrito na Dívida Ativa da União, os produtores devem consultar, com o número do CPF ou CNPJ, a lista de devedores no link www2.pgfn.fazenda.gov.br/ecac/contribuinte/devedores/listaDevedores.jsf

APROVEITAR

O engenheiro agrônomo e coordenador do programa na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Márcio da Silva, reforça que os produtores devem aproveitar a oportunidade. “É uma chance desses beneficiários regularizarem a vida financeira com o Programa. Caso não o façam, podem estar sujeitos a penalidades, como dificuldade de acesso a novos créditos. Os escritórios da Emater e sindicatos de trabalhadores rurais são pontos de apoio nos municípios para que os produtores tirem suas dúvidas”, explica.

O processo de quitação pode ser realizado presencialmente, nas Seccionais da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, no setor de DAU, ou pela internet, neste link , onde o produtor deve cadastrar as informações solicitadas e procurar um agente financeiro para efetuar o pagamento do boleto.

PROGRAMA

O Programa Nacional de Crédito Fundiário, que financia a compra de terra para trabalhadores rurais sem-terra ou com pouca tera, foi retomado em todo o País neste ano. Ele estava suspenso desde abril do ano passado, passou por adequação de suas normas e retornou com aumento no teto de financiamento para ampliar o número de famílias atendidas.

A expectativa é atender entre 350 a 400 contratos no Estado, a partir do ano que vem.

ConfiraAQUI a tabela dos descontos para pessoas físicas , de acordo com o valor inscrito na DAU

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Artigos relacionados

Deixe um comentário