Home Noticias Resultado do Enem está disponível; saiba como e onde usar a nota

Resultado do Enem está disponível; saiba como e onde usar a nota

Participantes podem se inscrever nas seleções de programas do governo como Fies, Prouni e Sisu e até para estudar no exterior

por Lud Hayashi

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou na quarta-feira (9) o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2021 na Página do Participante para os inscritos na versão regular e para os que fizeram a reaplicação. Saiba como usar a nota e conquistar uma vaga em uma universidade no Brasil ou no exterior.

Com o resultado das notas, os participantes podem se inscrever nas seleções dos programas federais como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade Para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

As inscrições para o Sisu poderão ser feitas do dia 15 ao dia 18 de fevereiro. O prazo de inscrição para o Prouni será de 22 a 25 de fevereiro. No início de março, do dia 8 ao dia 11, poderão se inscrever os candidatos ao Fies, que neste ano oferta 110.925 vagas.

O Enem é a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas que utilizam a nota do exame como forma de ingresso. A nota do Enem também serve como critério de avaliação para o Prouni (Programa Universidade para Todos) e para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Os dois programas exigem que o estudante de escola pública ou bolsista de escolas particulares tenha tirado a nota mínima de 450 no Enem e que não tenha zerado na redação. O Prouni oferece bolsas de estudo de 50% a 100% em universidades privadas. Já o Fies é um financiamento estudantil.

Instituições de ensino estrangeiras também utilizam as notas do Enem em processos seletivos. Atualmente, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) tem convênio com 51 instituições de ensino em Portugal. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas. A lista das instituições está disponível no portal do Inep.

Artigos relacionados

Deixe um comentário