Home Noticias Shot da imunidade promove algum benefício à saúde? Especialistas explicam

Shot da imunidade promove algum benefício à saúde? Especialistas explicam

por Lud Hayashi

“Tomando meu shot da imunidade pra não ficar doente porque pelos próximos dias vem muita coisa massa!”, diz um internauta no Twitter. “Será possível não ‘gripar’ uma vez no ano?”, questiona outro. Como resposta, recebe uma receita do shot da imunidade.

O shot da imunidade se popularizou com receitas caseiras preparadas para o consumo em jejum, normalmente envolvendo ingredientes como limão, gengibre, cúrcuma e própolis. É possível, porém, encontrar fórmulas prontas à venda na internet. Os rótulos indicam a presença de compostos parecidos com as receitas feitas em casa e, em alguns casos, há adição de substâncias como vitamina C e zinco.

“Não tem nada de base científica que mostre que essas misturas naturais tenham efeito na imunidade”, afirma Carolina Aranda, membro do Departamento Científico de Erros Inatos da Imunidade da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia).

Segundo Aranda, o sistema imunológico se regula sozinho, mas pode ser influenciado por fatores ambientais. Contudo, a resistência imunológica “nunca vai melhorar de um dia para o outro”. A melhor fórmula para se proteger é manter uma rotina equilibrada, com alimentação saudável e variada, atividade física e boa rotina de sono.

Aranda afirma ainda que há risco em consumir a bebida pronta em grande quantidade devido à adição de outras substâncias. “Quando vamos fazer reposição de vitamina é preciso ter muito cuidado, pois o excesso também é um problema. Só se deve consumir suplementos quando há indicação médica”, diz.

Os riscos são maiores para os “shots endovenosos”, que normalmente são realizados em um estabelecimento particular e consistem em uma bolsa como de soro fisiológico com adição de vitaminas variadas, especialmente B12.

Nem mesmo os supostos benefícios da vitamina C para a imunidade são comprovados pela ciência. Segundo a médica, não existem estudos robustos que mostrem que o consumo da substância tenha influência positiva no sistema imunológico. “Uma alimentação variada e equilibrada é sempre melhor do que apenas o consumo de altas doses pela manhã. Não existem milagres científicos.”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.