Home Cultura Soltar pipa sem cerol e linhas chilenas é tema de conscientização nas escolas municipais

Soltar pipa sem cerol e linhas chilenas é tema de conscientização nas escolas municipais

por Lud Hayashi

Em Cianorte, a Semana Educativa de Conscientização para a Prática de Soltar Pipas e Papagaios sem o uso do Cerol e Linhas Chilenas, conforme a Lei Municipal Nº 5.069/2019, movimentou as 15 escolas municipais em ações sobre o tema. Entre os dias 16 e 20 de agosto, os professores de Arte e de Educação Física propuseram atividades para crianças e estudantes nos modos presencial e remoto. Entre as realizações, destacam-se a releitura de obras e a confecção de diversos tipos de pipas.
“Por meio desse trabalho, foi possível apresentar a pipa enquanto um brinquedo simples e acessível, que podemos fazer com materiais que temos em casa, inserindo noções de geometria, matemática, entre outras áreas; ressaltando e orientando também sobre as medidas para garantir a segurança da diversão, pois, além de reforçar o fato de que o uso de cerol e linhas chilenas é extremamente perigoso e coloca em risco a vida, as atividades envolveram questões como as condições do tempo e os locais adequados para realizar a prática”, afirmou a secretária municipal de Educação e Cultura, Kelly Werdenberg.
Confira algumas regras básicas trabalhadas com as crianças e estudantes para que a brincadeira não se transforme em preocupação:
– Linhas reforçadas com vidro e cola (cerol) são proibidas;
– É importante escolher um local aberto e preferencialmente plano, longe da fiação elétrica, fugindo do entorno de rodovias, avenidas e ruas de intenso movimento;
– Não suba em lajes ou telhados;
– Não é indicado soltar pipa com chuva, raios e relâmpagos, pois o brinquedo pode se tornar um condutor de energia.
“Essa brincadeira da cultura popular deve ser uma atividade que promove bons momentos em família e entre amigos. A confecção valoriza o trabalho manual e a prática estimula habilidades motoras, entre outros benefícios. Assim, agradecemos a todos os envolvidos com as ações da semana, em especial, a equipe diretiva, funcionários, professores, as famílias, estudantes e as crianças”, concluiu a secretária.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cianorte

Artigos relacionados

Deixe um comentário