Casa Noticias Telas em excesso podem trazer problemas de socialização e concentração às crianças

Telas em excesso podem trazer problemas de socialização e concentração às crianças

por Lud Hayashi

Apenas um clique e é possível ter acesso a milhares de informações e recursos que crescem diariamente. O celular tem se tornado cada dia menos uma ferramenta de comunicação, para ocupar o posto de ferramenta indispensável de trabalho, entretenimento e de realização de tarefas diárias.

Os dados de diferentes pesquisas preocupam especialistas, de acordo com uma pesquisa da revista americana “Sleep”, feita com crianças de até 8 anos, cerca de 50% delas acordam pelo menos uma vez à noite para olhar as redes sociais.

Um outro estudo realizado no Brasil pela pesquisa “Consulta Brasil: o que as crianças e adolescentes têm a dizer sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC)”, uma iniciativa da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, revelou que entre 6,3 mil relatos de crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos do país,  86% usam a internet diariamente e 80% acessam pelo menos  uma vez ao dia.

Para o psicólogo pós-graduado em desafios da contemporaneidade e psicanálise, Gustavo Chagas, o primeiro passo para reeducar crianças é refletir sobre que uso os adultos estão fazendo da tecnologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário