Home Noticias Terça-feira tem horário especial para vacinação contra a gripe

Terça-feira tem horário especial para vacinação contra a gripe

por Lud Hayashi

Esta é a última semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e, para facilitar o acesso dos grupos prioritários à imunização, a Secretaria Municipal de Saúde de Cianorte está trabalhando com uma escala especial de atendimento.
Nesta terça-feira (28), assim como na quinta (30), todas as Unidades Básicas de Saúde, inclusive dos distritos de São Lourenço e Vidigal, irão prestar atendimento em horário estendido, das 7h30 às 19h.
Devem ser imunizados: as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mães com até 45 dias de pós-parto), trabalhadores das áreas da saúde e da educação, portadores de doenças crônicas (mediante apresentação de atestado e solicitação da vacina por prescrição médica) e adultos com mais de 60 anos.
Em Cianorte, até o momento, ainda não atingiram a meta do Ministério da Saúde, que é de 90%, o grupo das crianças, que está com 85%; o de gestantes, com 84%; e o de pacientes com comorbidades, com 70%. No geral, o índice de cobertura vacinal no município está em 82%, com pouco mais de 18 mil doses aplicadas.
“A campanha está na reta final. Orientamos para que os integrantes do público prioritário não percam a imunização, pois são pessoas mais suscetíveis às complicações da doença, que podem evoluir para casos graves, internações e óbitos”, destaca a secretária de Saúde, Michelly Viguiato Pricinotto.
A vacina protege contra os três principais subtipos do vírus da gripe: H1N1 (Gripe A), H3N2 e influenza B. Para receber a dose, os adultos precisam apresentar a identidade e, nos casos específicos, a carteirinha de gestante, registro profissional, declaração da instituição de ensino ou atestado médico de doença crônica. Já as crianças, a caderneta de vacinação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário