Home Noticias Uhuuulll ‘segundou’ comemore com alegria

Uhuuulll ‘segundou’ comemore com alegria

por Lud Hayashi

Comemora-se tanto a chegada da sexta feira porque para muitos começa os dias de descanso, para outro as festas… para outros só para seguir a ‘modinha’.
A segunda feira é odiada por retornar a rotina de trabalho e cumprir horários, metas, regras e a ciência explica os motivos.
De acordo com uma pesquisa da Flinders University, na Austrália, colocar o sono em dia no sábado e no domingo faz com que você tenha um início de semana mais difícil, porque pode atrasar seu relógio biológico em até 45 minutos. Sacou por que é mais difícil acordar na segunda-feira?
Mesmo depois de só dois dias afastados do trabalho, nossos instintos demandam um novo reconhecimento do ambiente de trabalho, para nos certificarmos de que não há nenhuma ameaça à espreita atrás da porta.
A descoberta é do professor de psicologia Alex Gardner, da Escócia. Mas tem jeito de melhorar essa sensação: basta você passar um tempo conversando fiado com seus colegas de trabalho. Assim, você voltará a se sentir parte do grupo. (E mostre esta matéria para o seu chefe caso ele reclame do seu momento de lazer.)
Se você pensar bem, vai ver que suas segundas-feiras são tão estressantes quanto as terças, as quartas ou as quintas. Cientistas fizeram essa pesquisa e descobriram que funciona assim com todo mundo (a exceção é sexta, porque aí você já começa a entrar no clima do fim de semana e vai ficando mais relaxado). Mesmo assim, todo mundo vai dizer que as segundas são os piores dias. Isso acontece por conta do choque de realidade que você tem do domingo para a segunda. Em um dia, você está com os amigos fazendo um churrasco, jogando aquela pelada, tomando banho de piscina. No outro, de roupa social e trabalhando. É claro que isso vai dar em mal-humor.
Os fins de semana são os períodos eleitos pela maioria para enfiar o pé na jaca. As pessoas comem mais, escolhem comidas menos saudáveis, bebem um monte, dormem e acordam mais tarde. Tudo isso deixa um rastro no seu corpo, que deverá lidar com as consequências na – adivinha? – segunda-feira.
Quem nunca disse que iria começar dieta – ou parar de fumar, ou começar a correr, ou entrar para a academia etc etc etc – na segunda-feira? É claro que essas decisões podem ser ótimas para a sua vida e a sua saúde. Mas ninguém disse que elas são exatamente agradáveis. Parar de fumar, começar a malhar ou [insira aqui sua nova resolução de segunda-feira] são todas decisões que vão dar ótimos resultados a longo prazo, mas não vão ativar de imediato o centro de recompensa do seu cérebro. Então, para todos os efeitos, em seu primeiro dia de rotina nova, tudo será só dor e sofrimento.
Além da ressaca moral (e às vezes, física também) pelos excessos do fim de semana, você realmente fica menos saudável às segundas. Aliás, esse é o dia com maior incidência de ataques cardíacos e derrames. Aquele churrasco, a pipoca do cinema, as cervejas, os refrigerantes, brigadeiros e tudo mais que você se permite no sábado e no domingo fazem seu corpo ficar um pouco mais pesado na segunda-feira, aumentam sua pressão arterial e também suas chances de passar mal de uma forma geral.
De acordo com uma pesquisa do instituto Gallup, 70% das pessoas odeiam – ou, pelo menos, estão completamente desmotivadas – com seu trabalho. É claro que esse fato vai contribuir para a depressão de segunda. A angústia já começa no domingo à tarde e culmina em um dia seguinte pouco produtivo. O resultado disso é que terça-feira é dia mundial de enviar currículo para outros lugares.
A mudança começa em você com um trabalho árduo de auto controle, de estimulação para que a segunda feira seja tão amada quanto a sexta. Agradeça por ter um trabalho, por poder estudar  muitas pessoas não tem esse privilégio. Acho que o segredo é realmente este: agradecer mais e reclamar de menos.
 

Artigos relacionados

Deixe um comentário