Casa Noticias Últimas vagas para castração gratuita de cães e gatos machos

Últimas vagas para castração gratuita de cães e gatos machos

por Lud Hayashi

O programa permanente de esterilização de cães e gatos do Governo do Paraná, o CastraPet, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, estará em Cianorte na próxima segunda-feira (10), com a castração gratuita de 202 animais. As inscrições foram abertas em novembro e seguem com vagas apenas para machos, sendo 10 para felinos e 15 para caninos, com idade de quatro meses a oito anos. A iniciativa é voltada para os pets de famílias com renda mensal de até três salários mínimos ou meio salário por pessoa.

Para participar é preciso comparecer o quanto antes à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), localizada na Avenida Piauí, 2099, das 8h às 11h30 ou das 13h30 às 16h, e apresentar o RG, CPF, comprovante de residência atualizado e o cartão do Bolsa Família ou o resumo do Cadastro Único. Não é necessário levar o animal para a inscrição. É obrigatório o uso de máscara e manter o distanciamento. Na ocasião, os tutores serão orientados sobre o pré e o pós-operatório. Já no dia da castração, os pets também recebem um mircrochip para identificação e monitoramento, assim como os remédios para recuperação.

“Além de promover o acesso às famílias que dificilmente teriam condições de arcar com os custos no particular, o programa garante reflexos positivos, tanto na saúde pública, com o controle populacional de animais que acabam nas ruas; quanto no bem-estar e longevidade dos próprios cães e gatos, com a diminuição significativa das chances de desenvolverem doenças. Assim, a castração é um ato de amor e, diante disso, pedimos para que o público contemplado não perca essa oportunidade”, destaca a secretária da SEMMA, Daniela Carraro Parreiras.

O PROGRAMA – Executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, por meio do Fundo Estadual do Meio Ambiente, o CastraPet já percorreu mais de 100 municípios do Paraná prestando o serviço de castração gratuitamente. “Animais soltos nas ruas são portadores de diversas zoonoses transmissíveis ao ser humano e se tornaram um problema de saúde pública para a maioria das prefeituras. A vida desses animais está diretamente relacionada com o ser humano, a sociedade e o meio ambiente. Pensando nesse equilíbrio, criamos o CastraPet: uma ação permanente que beneficiará todo o Estado”, ressalta o secretário da pasta, Márcio Nunes.

Fonte: Diretoria de Comunicação Social

Artigos relacionados

Deixe um comentário