Home Noticias Vereador Silvio Fernandes é eleito presidente da Câmara Municipal para o biênio 2019/2020

Vereador Silvio Fernandes é eleito presidente da Câmara Municipal para o biênio 2019/2020

por Lud Hayashi

Na sessão ordinária desta segunda-feira (10), houve a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cianorte para o biênio 2019/2020. Por seis votos a quatro, a chapa 1 – protocolada no dia 23 de outubro – composta: pelo presidente, Silvio Fernandes (Silvio do Pátio); pela vice-presidente, Marcia Pereira; pela primeira secretária, Santina Buzo e pelo segundo secretário, José Aparecido da Silva (Zezão), foi declarada a vencedora da eleição, pois além dos votos dos membros, contaram com o apoio dos vereadores Adailson Carlos Ignácio da Costa (Dadá) e Sergio Mendes de Almeida (Mendes), formando, assim, maioria absoluta, ou seja, a votação de seis dos dez vereadores no primeiro turno. Dessa forma, os membros ficam automaticamente empossados, a partir de 1º janeiro de 2019 até 31 de dezembro de 2020.

Já a chapa 2 – protocolada no dia 23 de novembro – formada: pelo presidente, Natal Artieri Fagnani (Natal Reis); pelo vice-presidente, Victor Hugo Davanço; pelo primeiro secretário, João Alexandre Teixeira e pelo segundo secretário, Dirceu Silveira Manfrinato, contou o voto dos quatro membros e, deste modo, não conseguiu ser eleita.

Em seu primeiro discurso como presidente, o vereador Silvio Fernandes (Silvio do Pátio) comentou sobre sua gestão como presidente no ano que vem. “No próximo biênio 2019/2020, estaremos intensificando o diálogo com o Executivo Municipal, com os secretários municipais e com os demais vereadores, buscando, assim, a harmonia dos poderes e o que for melhor para a população de Cianorte”, afirma.

Já o vereador Natal Artieri Fagnani (Natal Reis), parabeniza o vereador Silvio pela vitória. “Infelizmente, fomos vencidos pela maioria. Desejo ao vereador Silvio, que faça um bom trabalho como presidente, bem como toda a mesa diretora e eu estarei aqui para somar, para ajudar, a fim de que essa Casa possa entregar aos munícipes tudo que é de bom para cidade, ou seja, benefícios”, salienta.

Emenda à Lei Orgânica Municipal 001/2018

Os vereadores Dirceu Silveira Manfrinato, João Alexandre Teixeira, Natal Artieri Fagnani e Victor Hugo Davanço apresentaram, na oportunidade, uma proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal para alterar a redação do artigo 26, o qual diz que mandato da Mesa Diretora será de dois anos, permitida a recondução para mais um biênio; a fim de que fique vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente. De acordo com os vereadores, a Constituição Federal veda, expressamente, em seu artigo 57, §4, a recondução para o mesmo cargo da mesa, tanto na Câmara dos Deputados, como no Senado Federal.

Assim, por ser uma modificação na Lei Orgânica Municipal, houve – através de sorteio – a indicação de cinco vereadores membros: Silvio Fernandes (Silvio do Pátio), Natal Artieri Fagnani (Natal Reis), Adailson Carlos Ignácio da Costa (Dadá), Sergio Mendes de Almeida (Mendes) e João Alexandre Teixeira, que formarão uma Comissão Especial, a fim de analisar a proposta.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Cianorte

Artigos relacionados

Deixe um comentário