Home Noticias WhatsApp limita encaminhamento de mensagem para só um contato por vez

WhatsApp limita encaminhamento de mensagem para só um contato por vez

por Lud Hayashi

WhatsApp passa a limitar o encaminhamento de mensagens para apenas um contato nesta terça-feira (7). A medida se aplica a textos compartilhados com frequência no aplicativo para Android e iPhone (iOS) e no WhatsApp Web, e busca frear a disseminação de fake news e outras informações imprecisas no mensageiro.

Aviso de mensagem encaminhada no WhatsApp — Foto: Paulo Alves/TechTudoAviso de mensagem encaminhada no WhatsApp — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Aviso de mensagem encaminhada no WhatsApp — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A restrição de encaminhamento para apenas um contato se aplica às mensagens compartilhadas com frequência. Elas são sinalizadas por uma seta dupla ao lado do aviso “encaminhada”, e o selo é atribuído a textos que são repassados cinco ou mais vezes no WhatsApp. Enquanto isso, as outras mensagens continuam sujeitas ao limite de encaminhamento para até cinco contatos.

A novidade é mais uma medida tomada pelo WhatsApp que ajuda no combate às fake news. No período que antecedeu as Eleições de 2018, o aplicativo passou a limitar o encaminhamento de mensagens no Brasil e avisar quando o conteúdo é repassado.

O WhatsApp também tem em desenvolvimento uma ferramenta de busca de texto de mensagens muito encaminhadas. Ao receber uma mensagem de texto com o selo de seta dupla, o app mostra uma lupa para fazer a pesquisa diretamente no Google.

Ao tocar sobre o ícone, o usuário é direcionado ao buscador, que deve exibir resultados que permitam checar a veracidade do conteúdo. O recurso foi flagrado em testes no WhatsApp Beta em março, e foi ativado neste sábado (4) para usuários da versão experimental testá-lo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário