Na noite da última quinta-feira (13), um grande público compareceu à Praça da República para prestigiar a 7ª Festa Literária de Cianorte – 7ª Flicia, que teve entre suas atrações a palestra “A importância da literatura como instrumento de promoção da cultura e cidadania”, com o rapper, compositor, escritor, empresário e músico, Gabriel O Pensador. Os presentes também puderam prestigiar a mesa redonda “Hip Hop e poesia”, seguida pela Batalha de Rimas, além da tradicional feira de livros, artesanatos, stands das universidades e praça de alimentação.
O secretário municipal de Cultura, Evandro de Castro, comentou que “a noite superou expectativas e reuniu um público plural, que tinha em comum o amor pela cultura. E é essa nossa intenção com a Flicia: promover as artes e o conhecimento, despertando reflexões. Nossa gratidão a todos que subiram aos palcos e também aos que acompanharam as apresentações”, disse.
A programação segue nesta sexta-feira (14), com o Expresso da Leitura aberto ao público, das 8h30 às 21h; espetáculo “O homem do saco”, com a Cia Ruah de Teatro, às 9h; Encontro com José Roberto de Souza, autor do livro “Amizade verdadeira”, às 10h; e contação de histórias, às 15h. À noite, haverá a mesa redonda: Literatura e Diversidade, com membros do Conselho Municipal de Igualdade Racial e Comunidade LGBTQIAPN+, às 19h, seguida pela oficina de análise da obra “Clube da Luta: livro e filme”, com Simone Tomiato, às 20h.
No sábado (15), as atividades têm início às 8h, com a oficina de mosaico do projeto “160 Araucárias”, com Juliana Martini. Das 8h30 às 21h, o Expresso da Leitura estará aberto ao público. Às 9h haverá contação de histórias; às 10h, palestra “Literatura e inclusão”, com o Prof. Me. Sérgio Bezerra P. Júnior; às 15h, contação de histórias; e às 16h, palestra “Elaboração de projetos culturais”, com Paulla Brás.
Já o 2º Encontro Geek, que também será no sábado (15), contará com encontro de Card Games, às 9h; workshop de RPG e sua relação com o desenvolvimento da inteligência emocional, com Arilson Rodrigues, às 14h; e workshop de Card Game e sua importância no desenvolvimento cognitivo, com Gustavo Scopel, às 15h30. Além da exposição de desenho realista a lápis, com Anderson Andrade, mostra de colecionadores e cosplay.
Encerrando a programação na Praça da República, no domingo (16) haverá a segunda parte da oficina de mosaico do projeto “160 Araucárias”, às 8h; Expresso da Leitura aberto ao público, das 8h30 às 21h; contação de histórias, às 9h; encontro dos clubes do livro e de leitura, às 16h; premiação da I FESPAM, às 18h30; e show nacional com A Banda Mais Bonita da Cidade, às 20h.
Nos dias 18, 20 e 29, serão realizadas contações de histórias no Ecomuseu e praças públicas, e de 24 a 28 de junho, nas escolas municipais. “Pensamos com muito carinho em atrações que agradarão os variados gostos e já fazemos o convite para que todos prestigiem”, finalizou Evandro.