Evento busca sensibilizar estudantes, das redes pública e privada, e a comunidade cianortense quanto às causas da proteção ambiental
Apresentações de trabalhos, palestras, oficinas e um concurso de fotografia marcam a VII Mostra Científica do Parque Cinturão Verde, que começa nesta quarta-feira (19), em Cianorte. O evento, cujo tema é a preservação da natureza e as ações sustentáveis com ênfase na floresta urbana local, é organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), e acontece até sexta-feira (21), no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), localizado na Rua Dom Pedro I, nº1550 (próximo ao Campus Regional da UEM). As atividades são direcionadas aos alunos das redes pública e particular de ensino e à comunidade em geral.
“Trata-se de uma oportunidade gratuita, que promove o conhecimento e possibilita diversos momentos para o debate a respeito de questões ambientais pertinentes, principalmente, à realidade em que vivemos”, informa a secretária da pasta em exercício, Cristiane Marchini Roco, que ainda pontua a importância dessas discussões, no sentido de garantir, em especial, a proteção da reserva. “Temos notado diariamente a necessidade de alterar a relação estabelecida entre o homem, o consumo e a natureza, com ênfase na preservação dos recursos, pois somente assim iremos construir uma cultura ambiental capaz de sustentar de sustentar a vida nesse planeta”, justifica.
A solenidade de abertura da Mostra acontece na quarta-feira (19), às 9h, e será seguida pelas exposições dos trabalhos – das 10h às 11h15 e das 13h às 17h15 – entre os próprios inscritos. “Nesta edição optamos por reduzir o debate, neste primeiro dia, apenas aos estudantes apresentadores com o intuito de proporcionar um aprofundamento nas discussões a respeito do assunto que pesquisaram. Serão16 exposições que devem durar 15 minutos, cada”, aponta Cristiane.
No dia seguinte, quinta-feira (20), das 8h às 10h, as mesmas apresentações acontecerão para o público, sendo interrompidas, das 10h às 11h15, pra a realização de oficinas de destinação de resíduos e de confecção de pegadas de animais em gesso; e pela palestra a respeito da prevenção do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chicungunya e zika; momentos dos quais toda a comunidade pode participar. As demonstrações dos alunos dos trabalhos serão retomadas pela tarde, das 13h às 17h15.
Finalizando as atividades, na sexta-feira (21), às 10h, acontece a premiação da dos três primeiros lugares nas apresentações dos trabalhos – nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais); Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio; e classe especial; assim como dos vencedores do concurso de fotografia, no qual concorrem 35 imagens, com o tema “Natureza, Meio Ambiente e Parque Cinturão Verde”, concorrem 35 imagens que permanecem expostas durante todos os dias do evento.
Os escolhidos pela comissão julgadora, formada por membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Sanepar, Núcleo Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação, receberão prêmios como viagens ecológicas para Foz do Iguaçu, bicicletas, camas elásticas e kits ecológicos do Parque Cinturão Verde. Também no encerramento haverá o plantio simbólico de uma Peroba nas dependências do CEEP, pois na data também se comemora o Dia da Árvore.