Prefeitura enalteceu com medalhas o trabalho de 42 desbravadores que chegaram ao município até o ano de 1965
Uma noite repleta de emoção e saudosismo. Assim foi a solenidade organizada pela Prefeitura que prestou homenagem aos pioneiros de Cianorte, na última quarta-feira (18), no auditório da ACIC. Na oportunidade, 42 desbravadores presentes receberam medalhas, em valorização à sua trajetória e trabalho, e reviveram memórias experenciadas durante os primeiros anos. A ocasião, que contribui para a preservação da história da cidade, integra as comemorações dos 65 anos da cidade.
“Esta é uma ocasião que preparamos com um carinho especial, pois, além de resgatar a simplicidade das coisas da nossa terra, nos possibilita prestar o devido reconhecimento aos desbravadores, que vieram para cá apenas com a promessa de um futuro melhor e começaram a desenhar Cianorte em meio à mata, enfrentando dificuldades e dando o pontapé para a nossa trajetória de sucesso, trilhada com muito empreendedorismo”, destacou o prefeito Bongiorno.
“Olhar para vocês é recordar do passado e do quanto se empenharam para que Cianorte se desenvolvesse e se transformasse no que é hoje: uma das melhores cidades para se viver no estado”, comentou o vice-prefeito, Beto Nabhan, que na ocasião representou o deputado estadual Jonas Guimarães. “Parabenizo a iniciativa desta homenagem mais do que merecida. Somos gratos pela bravura e determinação de cada descobridor”, comentou a representante da Câmara Municipal, Marcia Pereira, acompanhada do vereador Victor Hugo Davanço.
“Ao valorizar os pioneiros, contribuímos para preservar e compreender a história do município. Assim, somos capazes de resignificar o presente, focando nos aspectos bons, e garantir passos de sucesso para o futuro. Só avança quem preserva e admira a sua história. Sendo assim, estendo meus parabéns a todos vocês, que, de maneira pertinente, estão sendo homenageados”, pontuou o deputado federal, Zeca Dirceu.
“Na nossa cidade, temos o privilégio de contar com muitos pioneiros vivos que, por meio de suas memórias, nos presentearam no evento de hoje. Ficamos felizes com a presença de cada um e esperamos que estejamos aqui no ano que vem, novamente, para trazer à tona novas recordações”, apontou a chefe da Divisão de Cultura, Silvana Camargo. Esta foi a quarta vez que o evento aconteceu. A primeira foi em 2015, quando se instituiu o Dia Municipal do Pioneiro Cianortense, na mesma data do aniversário da cidade.
A cerimônia também contou com a presença da secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neusa Casassa e demais autoridades locais, bem como dos familiares dos homenageados. Todos acompanharam a exibição de um minidocumentário, produzido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura com exclusividade para a ocasião que, a partir das falas dos pioneiros, narrou a dinâmica do comércio na época da fundação. Em seguida, houve o relato do pioneiro, Basílio Szenczuk.
“Vim para Cianorte construir uma máquina de café. Dentro de cinco anos, me tornei o empreiteiro da Igreja Matriz, que foi a segunda construção de concreto armado da cidade. Após isso, foram inúmeras as outras construções”, relatou Basílio. “A gente tem muita experiência e os mais novos, nem sempre aceitam isso, mas nós sabemos tudo que gente fez e o quanto lutamos”, concluiu.
Confira os homenageados:
- Adão Antonio Do Nascimento
- Antônio Gonçalves Campos
- Antonio Ziliane
- Aparecida do Neto Santos
- Aparecida Fernandes Micheline
- Arlindo Batista da Silva
- Basilio Szenczuk
- Cilecina Tereza da Silva
- Daniel Francisco Sornas
- Daniel Moreira
- Dirceu de Camargo Gimenes
- Dirceu Genesio Pieroli
- Domingos Vela
- Emilio Gimenes Neto
- Fioravante Bosso
- Idário Dos Santos Nunes
- Ines Martines Ribeiro
- João Zeferino Ribeiro
- Judite Meneguim Nunez
- João Barreto Costa
- José da Penha dos Santos
- José Lira Filho
- Joana Antonia Lira
- José Luciano Padilha Siqueira
- José Moreira Alves
- Leozino Micheline
- Luiz Domingos dos Santos
- Manoel Pinto Neto
- Moacir Marques
- Nair Malves de Moura
- Nelson Magron
- Odimir Aparecido Cescon
- Ordalina Camargo do Nascimento
- Oscar Luiz Silochi
- Pedro Evangelista Gomes
- Pascoal Ambrosio
- Sabino Locatelli
- Tieko Sasake Massaoka
- Vicente Bento Silva
- Waldir Gavioli
- Waldir Gazarini
- Wilson BaragattI
Fonte: Assessoria de Comunicaçã