Segundo a fonoaudióloga Mayalle Jurado, conversar com o bebê é o primeiro passo. “Converse com seu bebê em todas as situações do dia. Em momentos como a hora do banho, por exemplo, nomeie as partes do corpo. Já durante o almoço, fale o que ele está comendo. Ao trocar de roupa, fale sobre as cores da roupa ou sobre os desenhos. O importante é favorecer a comunicação sempre dentro de um contexto. Fale de forma simples e com bastante entonação na voz.”
Além disso, o ato de cantar também é uma ferramenta maravilhosa para estimulação. A profissional diz que “músicas infantis estimulam o desenvolvimento da linguagem, por isso, cante para o seu filho”.
Outra dica importante é perceber algumas ações da criança, por exemplo balbuciar. “Quando a criança fazer a emissão de sons, responda a essas vocalizações, dê sentido e significado a conversa”, afirma Mayalle.
Além das dicas acima, a leitura é uma importante aliada no processo de desenvolvimento da linguagem, já que estimula o vocabulário e a imaginação. A fonoaudióloga alerta que a leitura deve ser feita com emoção, dar vida a história é importante. Brincar também faz parte do processo e é um importante estimulante.