O governo estadual criou um comitê com representantes de escolas públicas e privadas, professores, pais e alunos para definir como será o retorno das aulas no Paraná. Ainda não há definição de data, isso dependerá de uma avaliação de equipes da Saúde.
“Esse comitê não vai discutir quando as aulas serão retomadas, mas como será esse retorno. Não temos uma data prevista para o retorno, ainda é uma decisão precoce. O calendário nos preocupa, mas queremos fazer isso de forma segura e equilibrada. Queremos que no retorno das aulas tenhamos um ambiente saudável”, explicou o chefe da Casa Civil, Guto Silva.
O estado afirma que as aulas presenciais só retornarão quando não houver mais risco de contaminação pelo novo coronavírus.
Com reuniões semanais, o comitê da educação vai analisar modelos adotados por países que estão deixando o isolando e retomando as atividades normais.
Aulas remotas são um desafio para alunos, professores e pais — Foto: Cristiane de Mello/Arquivo pessoal
São oferecidas videoaulas transmitidas por canais digitais da TV Aberta, inseridas em um canal do Youtube e ainda estão em um aplicativo criado para este momento.
Para o retorno, serão analisados o modelo híbrido, que mistura aulas presenciais com à distância, e o que prevê a redução do número de alunos por turma.
Quanto a segunda possibilidade, assim como as escolas privadas terão que se adaptar, o estado terá que fazer um novo planejamento .
Alunos transferidos
Com a transferência de 9.500 alunos da rede privada para a pública nos últimos três meses, o governo afirma que precisa de um novo detalhamento financeiro e educacional.
“Inicialmente, estamos estudando modelos que foram adotados por países que estão em processo de saída. Um deles é o da redução do número de alunos por sala de aula. No caso do estado, como estamos recebendo muitos alunos, vamos ter que fazer um grande planejamento, isso impacta no orçamento e no custo. Toda essa dinâmica está sendo construída pelos técnicos da educação e da saúde”, disse o chefe da Casa Civil.
Guto Silva afirmou que nesta semana o comitê terá o primeiro desenho de como será a retomada das aulas presenciais nas escolas e universidades.