Casa Beleza 5 peças que não podem faltar na composição da sala de estar

5 peças que não podem faltar na composição da sala de estar

por Lud Hayashi
Cada ambiente da casa cumpre um papel importante. Por isso, ao projetar cada cômodo é preciso considerar a funcionalidade, as expectativas do morador e considerar a estética, representada pelo décor. A sala de estar é, sem dúvida, o cartão de visitas da residência. É nela que se concentra o lado social do lar, tão importante para quem lá vive.
Divulgação

Divulgação


Mas o que não pode falar na sala de estar e como escolher essas peças? Como fazer com que as decisões transmitam a personalidade marcante desejada e que promova momentos de união, relaxamento, descontração, e o bem-estar que tão bem acolha àqueles que convidamos para o nosso convívio?
À frente do escritório Korman Arquitetos, as arquitetas Carina e Ieda Korman relacionam os pontos que precisam ser analisados na montagem da sala de estar.
1- Sofá

Divulgação

Divulgação

O sofá é, indiscutivelmente, um dos principais móveis da sala de estar. Sinônimo de conforto, o móvel deve estar sempre pronto para o descanso sentado, deitado – quem não gosta de tirar um cochilo no sofá, não é mesmo? –, como também receber os moradores nos momentos de assistir as séries favoritas e recepcionar os hóspedes.
Dessa forma, além da vistosidade, os critérios para a compra do melhor modelo levam em conta o tamanho (da sala e da peça, que deve caber sem interromper a circulação), formato, material e cores, pontos que bem analisados asseguram a comodidade do móvel, como também do ambiente.
Com infinitas possibilidades, os sofás apresentam diferentes materiais como chenille, couro, linho, veludo e suede, entre outros; podem contar com a chaise, um extensor que ajuda no relaxamento; apresentar braço de apoio; estilos de pés diferenciados e tipos de estofados. “Para o caso do estar que receberá todas as finalidades da residência, o exercício é encontrar o sofá que responda à todas as demandas”, explica Carina.
2 – Mesa de centro ou lateral

Divulgação

Divulgação

Para a arquiteta Carina Korman, as mesas de centro ou laterais são peças que devem ser consideradas no décor da sala. Além da função decorativa para receber objetos diversos, cumprem as vezes de apoio para o morador, como receber o controle remoto ou mesmo receber copos e petiscos para o momento de servir.
3- Cortina

Divulgação

Divulgação

A cortina é um elemento que não pode faltar sala. E não é apenas por questões estéticas: ela regula a iluminação natural, protege o mobiliário do excesso de sol, garante a privacidade e consegue criar uma sensação gostosa de acolhimento e bem-estar. “Para aqueles que gostam do sol em casa, voal ou o chiffon, são os materiais perfeito. Mas se a preferência for o bloqueio da entrada de raios solares, gostamos de optar pelo algodão ou o linho”, indica Ieda Korman.
4- Tapete

Divulgação

Divulgação

Assim como as cortinas, os tapetes são responsáveis por produzir um clima acolhedor para a sala de estar. Antes de escolher o seu tapete, a arquiteta Carina indica, entre outros pontos, a atenção com relação às medidas da sua sala. “O tamanho ideal deve formar uma moldura entre os móveis e os objetos”, revela.
5- Itens pessoais

Divulgação

Divulgação

Para completar a lista de elementos que não podem faltar na sua sala de estar, não poderia ficar de lado os bens pessoais, que tocam nossa memória afetiva e dão toque único ao ambiente. Porta-retratos, vasos, flores e livros sempre estarão entre os itens preferidos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário