Há pouco mais de quatro meses, o vestibulando em Engenharia Elétrica Lucas Pereira, de 20 anos, criou um studygram. “Surgiu na possibilidade de ajudar as pessoas nos seus estudos e também me motivar a estudar para o Enem, pois estudo em casa por conta própria”, sinaliza o estudante o qual compartilha conhecimento para estimular outros pré-vestibulandos que, assim como ele, desejam ingressar no ensino superior.
Entre a concepção da ideia e a criação do perfil, pouco menos de um dia foi o suficiente para escolher o nome da conta, organizar os conteúdos e escrever a primeira postagem. “Os feedbacks foram bons, as pessoas gostaram. Eu, como aluno, tinha dúvidas e procurava dicas. Com o studygram, eu compartilho o que aprendo e o que poderia ser muito útil para facilitar os estudos”, pontua.
Em relação ao engajamento com o público, Pereira destaca um detalhe interessante: o número de publicações salvas chega a ser maior do que o número de curtidas em determinados casos. Para Lucas, “essas postagens funcionam como lembretes e dicas que as pessoas salvam para não esquecer ou para anotar no material de estudo depois”.
Além de fotografias e vídeos compartilhados na timeline, variar o formato das publicações ajuda a organizar a conta ou a destacar temas mais relevantes em detrimento de outros. “É preciso criar postagens chamativas, com conteúdo que a pessoas olhem e saibam que vão contribuir muito para os estudos”, pontua ao considerar a importância dos assuntos.
Explorar recursos como stories e “destaques” pode facilitar a vida do estudante. De acordo com o Instagram, “a ideia é trazer mais formas de conectar pessoas e marcas na plataforma”. Mais de 400 milhões de contas utilizam o Instagram Stories diariamente.