O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na tarde dessa quarta-feira (04), os resultados estaduais e municipais do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. A iniciativa que visa reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano, coroou Cianorte com o Selo Ouro.
“Estamos orgulhosos com mais esta conquista, que demonstra o compromisso e dedicação da equipe em proporcionar educação de qualidade às nossas crianças. Quero agradecer a todos os envolvidos, especialmente aos articuladores das ações adotadas e aos professores que atuam diretamente na alfabetização. Continuaremos trabalhando incansavelmente para garantir uma educação cada vez melhor para todos”, afirmou o prefeito, Marco Franzato.
Puderam participar do certame as secretarias que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Entre os critérios de avaliação estão a colaboração entre os entes federativos (estados, municípios e Distrito Federal); institucionalização e implementação da política de alfabetização; implementação das ações de formação de professores e gestores; e distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização.
As secretarias foram avaliadas e receberam até 100 pontos. Então, classificadas em três categorias, com base na pontuação: Bronze, entre 45 e 64 pontos; Prata, entre 65 e 84 pontos; e Ouro, entre 85 e 100 pontos. Os selos conferidos serão válidos por um ano, contado a partir da data de entrega. A cerimônia será realizada em Brasília, no Distrito Federal, em data a ser definida.
“Temos empenhado esforços constantes na alfabetização das crianças cianortenses, com a adoção de projetos de incentivo à leitura e a escrita e também com a construção de um currículo para as instituições de ensino, alinhando a didática e as práticas pedagógicas. O Selo Ouro representa um importante reconhecimento ao trabalho árduo e colaborativo de toda a Secretaria Municipal de Educação de Cianorte”, ressaltou a secretária da pasta, Jakeline Plácido Marcon.