Um dos detentos da Cadeia Pública de Umuarama postou uma foto em sua página pessoal da rede social Facebook do interior da unidade carcerária. Para tanto, aparentemente, foi utilizado um telefone celular tipo smartphone, que tem entrada proibida no interior da carceragem.
A postagem foi feita no dia 24 de maio e até a tarde de segunda-feira (28), já haviam sido feitos seis comentários por pessoas conhecidas e que fazem parte de sua rede de relacionamento na página, além de dezenas de curtidas.
Em 6 de março, outra foto do detento foi postada e ao fundo nota-se que há uma cortina, geralmente usada para dar privacidade nas beliches instaladas em cada cela. Esta postagem foi deixada em evidência na página. Já o post feito no dia 24 de maio foi retirado ao início da tarde desta segunda.
Nela o detento escreveu a frase: “Valorize sua origem, mas preze por seu caráter. Pois a cor é só um detalhe, pra quem acredita na verdade, Humildade, lealdade e perseverança trás a vitória…” [sic].
Logo abaixo apareciam os comentários dos amigos na página, que falavam sobre a falta do colega na ‘rua’, referindo-se a estar fora da cadeia, além de outros ok’s.
O caso foi indagado por OBemdito ao chefe regional do Depen em Umuarama, Andrade Coelho, que disse não saber da postagem, mas imediatamente verificou o fato e descobriu que o detento realmente postou a foto de dentro da cadeia.
O preso, que foi recolhido e deixado à disposição da Justiça através de um mandado de prisão expedido pela Comarca de Xambrê, está na cadeia de Umuarama após transferência, provavelmente por possuir residência na cidade.
Segundo Andrade, o Departamento realiza diligências constantes no interior da carceragem a fim de localizar objetos ilícitos, como celulares, por exemplo. E neste caso, se o aparelho for localizado, será apreendido e encaminhado à Justiça.
Andrade reforça ainda o Depen não aplica sanção nenhuma, mas o detento poderá ser punido judicialmente com uma falta por estar usando o telefone ou até receber outras penalidades mais severas, pois posse de celular na carceragem é um ato ilegal.
Fonte: OBemdito