Lar Noticias Câmara aprova transparência na ordem das podas de árvores

Câmara aprova transparência na ordem das podas de árvores

por Lud Hayashi

Os vereadores de Cianorte realizaram nesta segunda-feira, 13, a 29ª sessão ordinária do ano. Ao todo, foram aprovados sete projetos, sendo cinco projetos em primeiro turno e dois em segundo turno e redação final.
Primeiro Turno
Destaque para o Projeto de Lei 48/2021-C – de autoria conjunta dos vereadores Afonso, Edvaldo e Tuika – que obriga a divulgação, por meio do site da Prefeitura de Cianorte, da listagem de munícipes que aguardam por podas e remoções de árvores na cidade.
De acordo com o projeto, a divulgação deverá garantir o direito de privacidade dos munícipes, sendo divulgado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apenas, a data da solicitação (principal critério para classificação, salvo situações emergenciais), a posição na lista de espera, o local, o tempo médio para atendimento e a relação dos munícipes já atendidos, através da divulgação do número do protocolo.
Já o Projeto de Lei 48/2021-E – de autoria do vereador Tuika – obriga as empresas concessionárias do transporte público urbano por ônibus em Cianorte, a colocarem nos pontos de parada de cada linha, bem como no interior dos ônibus, cartazes ou placas identificando os horários de passagem nos locais.
O Projeto de Lei 59/2021-A – de autoria da vereadora Marcia Pereira (PL) – denomina Jair Araujo da Silva (Procópio), a travessa projetada 3, dos Distritos Industriais Adelino Pagani e Mitre Nabhan, compreendida entre a Rua José Antonio Ferrari e a Avenida das Fábricas. Jair nasceu em 17 de julho de 1945, em Cornélio Procópio, no estado do Paraná. Em 1964, mudou-se para Cianorte e, em 1967, fundou a Auto Lataria Procópio e, entre 1972 e 1975, inventou um carro que deu o nome de Jafasso. Faleceu em 23 de maio de 2021, aos 75 anos.
Na sequência, houve a apreciação do Projeto de Lei 57/2021 – de autoria da Prefeitura – autoriza a abertura de crédito adicional especial de R$ 815 mil, a fim de adquirir 30 câmaras para a implantação da “Cerca Digital”, que é o sistema de monitoramento, através de câmaras, da entrada e da saída da cidade.
E o Projeto de Lei Complementar 24/2021 – de autoria da Prefeitura – altera o artigo 209 da Lei Municipal 2.749/2006 (Código de Posturas), para seguinte redação: a abertura e o fechamento dos estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de serviço obedecerão aos horários estipulados em Decreto do Poder Executivo Municipal, observadas as legislações e normas de âmbito Federal e Estadual aplicáveis a matéria, em especial, a Lei Federal nº 13.874/2019, que institui a declaração de direitos de liberdade econômica; bem como revoga os artigos 210 a 214, 215 e 217. O objetivo, segundo o Executivo, é acompanhar a realidade jurídica nacional.
Segundo Turno e Redação Final
O Projeto de Lei 45/2021-A – de autoria de todos os vereadores e de inciativa do vereador Marcos Cesar Rodrigues, o Marcão Madeforte (Solidariedade) – obriga para todo prédio locado pela Administração Direta, Indireta e Autárquica de Cianorte, a colocação e manutenção pelo órgão responsável, em local visível, de placa indicativa com a data, valor, tempo de duração e objeto do contrato de locação, a fim de trazer transparência e facilitar a fiscalização do uso do dinheiro público.
E o Projeto de Lei 48/2021-A – de autoria conjunta dos vereadores Afonso Lima (Rede), Thiago Fontes (PSL) e Rodrigo Rezende Enfermeiro (PSD) – veda a nomeação, no âmbito Poderes Executivo e Legislativo Municipais, para todos os cargos em comissão de livre nomeação e exoneração, bem como de função de confiança, pessoas que tenham sido condenadas por crimes, abusos e exploração sexual de criança e adolescente e por maus tratos de animais. Caso já tenha sido nomeado, deverá ser exonerado dentro de 60 dias após a promulgação da Lei.
Ainda, de acordo com o projeto, a vedação se inicia com a condenação em decisão transitada em julgado e se extingue com o comprovado cumprimento integral da pena. Após a sanção do prefeito Marco Franzato (PSD), a regulamentação da lei ocorre em 60 dias.
Presença
Sessão Ordinária contou com a presença da secretária municipal de Finanças, Vivian Aparecida Marques da Silva, e do chefe de divisão de Receitas Imobiliárias, Lucas Trugilio Ribeiro.
Agenda
Na segunda-feira (20), às 19h, os parlamentares voltam a se reunir, em sessão ordinária, na Câmara Municipal.
Serviço
Facebook: Câmara Municipal de Cianorte
YouTube: Câmara Cianorte
Instagram: Câmara Cianorte
Acesse as proposições dos vereadores no site www.camaracianorte.pr.gov.br na aba Legislativo > Processo Legislativo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de privacidade e cookies

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.