Marcha pelo entorno do Parque Cinturão Verde reuniu aproximadamente três mil participantes
Mantendo a tradição, no último domingo (08), a 16ª Cavalgada Ecológica Cinturão Verde deu início às comemorações alusivas aos 65 anos de Cianorte. O evento, realizado nas dependências do Parque de Exposições Wilson Ferreira Varella (Acrenorte), começou logo cedo, às 7h, quando foi servido o café da manhã. A saída para a marcha ecológica, às 10h30, foi marcada por uma oração e muito entusiasmo. Cerca de três mil cavaleiros e amazonas, de diversas idades e vindos de vários municípios, percorreram o entorno do Parque Municipal, por vias urbanas e rurais, em um passeio de 16 km.
Em comitivas uniformizadas ou em grupos de amigos e familiares, os participantes esbanjaram originalidade, com trajes e adereços, além de belos animais, e atraíram moradores para as ruas. Já com o retorno à Acrenorte, puderam saborear um delicioso churrasco, acompanhado de arroz, salada, mandioca e farofa. A renda obtida com o almoço e as bebidas será revertida às ações do Provopar, em prol da assistência social no município e distritos de São Lourenço e Vidigal.
Maria Amélia Gonçalves, 19 anos, vinda do município de Ivaiporã/PR, juntamente com o seu pai, Joaquim Henrique Gonçalves, e representando a Estância Rancho Mustang, participou da marcha com o seu boi, Sheriff, e elogiou o evento. “Gostei demais. Fomos recepcionados com muita atenção; o percurso foi devidamente elaborado e o almoço bem servido, em um salão fresco e arejado. A organização, que tem como membro o Cido Garcia, está de parabéns. Participo de cavalgadas desde os quatro anos de idade e esta foi a primeira em Cianorte, porém, já estou certa de comparecer na próxima”, contou.
Neste sentido, a primeira-dama e presidente de honra do Provopar, Fátima Bongiorno, afirmou que tudo foi preparado com carinho para receber a cada um. “Assim, agradecemos a todos os envolvidos com o evento, que foi um sucesso. Uma verdadeira celebração da amizade, da solidariedade, do amor aos animais e do nosso Parque Cinturão Verde. Por isso, prestamos nosso reconhecimento aos que trabalharam na sua organização e realização, bem como aos que compareceram e o abrilhantaram”, disse, acompanhada do presidente e da coordenadora da entidade, Ed Wilson e Neide Ferreira.
Já o prefeito Bongiorno, juntamente com o vice, Beto Nabhan, lembrou que a cavalgada marca o início dos festejos em decorrência do aniversário do município. “Desde já, deixamos o convite para que prestigiem a programação do aniversário da cidade, entre os dias 21 e 29 de julho, no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori, que, com todos os shows gratuitos, é uma festa popular, para garantir o acesso ao lazer e que as comemorações de mais um ano de nossa amada Cianorte tenha ampla participação”, destacou.
Para encerrar o evento, houve a premiação, com troféus, dos participantes que se destacaram, sendo a comitiva “Vale dos muares”, de São José dos Pinhais, como a primeira a chegar ao Parque de Exposições, na manhã de sábado (07); a comitiva “Um pouco a pé, um pouco andando”, de Valinhos/SP, como a mais distante (913 km); a comitiva “É nóis”, de Cianorte, como a mais numerosa, com 52 membros presentes; o Sr. Francisco Apolinário, de 82 anos, como o cavaleiro mais velho; Murilo Antônio Vieira Dias, de um ano e três meses, como o cavaleiro mais novo; e Matheus Farias, como o melhor tocador de berrante.