Chlorella é atualmente o novo superalimento por excelência. A microalga, que tem mais de dois milhões de anos, é uma alga de água doce e está repleta de nutrientes – especialmente proteínas e clorofila. Aliás, esse pigmento vegetal é considerado uma verdadeira arma milagrosa contra inúmeras doenças.
Clorofila aliada da beleza
Não há outra planta que contenha mais clorofila do que a alga Chlorella. A clorofila garante a cor verde escuro das microalgas e, portanto, é frequentemente chamada de sangue verde. Diz-se que o pigmento da planta tem inúmeras propriedades boas, por isso tem um efeito positivo em todo o nosso corpo.
A clorofila, por exemplo, protege as células do fígado de todos os tipos de toxinas do meio ambiente. Ele também liga e limpa o sangue e promove o transporte de nutrientes e oxigênio. Além disso, a clorofila estimula a circulação e melhora a digestão. O corante também deve trazer o equilíbrio ácido-base em um bom equilíbrio.
Chlorella: 6 fatos surpreendentes sobre as superalgas
A alga Chlorella contém inúmeras vitaminas valiosas, minerais e ácidos graxos de alta qualidade e consiste em 55 a 65 por cento de proteína, enquanto, ao mesmo tempo, todos os aminoácidos essenciais estão incluídos. Mas isso não é tudo: mostraremos por que a planta verde é corretamente chamada de superalimento.
Chlorella é rica em proteínas
A microalga Chlorella contém cerca de 60% de proteína, o que a torna um dos alimentos mais ricos em proteínas disponíveis. Quem ainda precisa de proteínas em pó artificiais? As proteínas não apenas estimulam o crescimento muscular, mas também são necessárias para muitos processos metabólicos.
Chlorella também melhora o metabolismo dos carboidratos. A alga garante que a glicose (açúcar no sangue) seja transportada mais rapidamente para as células musculares e para o fígado. Como resultado, o nível de insulina não aumenta tanto quanto no caso dos carboidratos monovalentes. Significa: Mais energia – e tudo isso sem desejos e baixos da tarde!
Chlorella garante regeneração mais rápida
Particularmente interessante para atletas: devido ao alto número de antioxidantes que contém, a chlorella comprovadamente reduz o estresse oxidativo e, portanto, garante uma regeneração melhor e mais rápida.
O estresse oxidativo é a condição em que os radicais livres ganham vantagem no corpo e podem, portanto, causar danos – por exemplo, por meio de estresse físico excessivo ou tempo de regeneração insuficiente. Na maioria dos casos, os radicais não são prejudiciais, pois seus efeitos são neutralizados por antioxidantes.
Mas pode acontecer que o corpo entre em desequilíbrio, por exemplo, devido a uma dieta inadequada, estresse ou exercícios. No longo prazo, o estresse oxidativo pode levar a um sistema imunológico fraco, um risco aumentado de câncer ou, no pior dos casos, morte cardíaca súbita.
Chlorella traz equilíbrio hormonal
Com Chlorella você pode equilibrar seu equilíbrio hormonal. As superalgas não apenas aliviam a dor e outros problemas que as mulheres sofrem durante a menstruação (por exemplo, explosões emocionais, mudanças de humor, desejos por comida), mas também geralmente garantem que simplesmente nos sintamos muito melhor e permaneçamos mais relaxados no geral.
Chlorella estimula o sistema imunológico
Outra propriedade positiva da Chlorella: o superalimento fortalece nosso sistema imunológico. A grande quantidade dos dois extratos denominados CGV (Fator de Crescimento Controlado) e CVE (Extrato de Chlorella Vulgaris) ativam a estimulação dos macrófagos (fagócitos) e dos linfócitos L, que destroem as células infectadas.
Numerosos estudos demonstraram que apenas algumas gramas de Chlorella por dia são suficientes para manter os níveis de imunoglobulina A. A imunoglobulina A é um anticorpo que efetivamente afasta vários patógenos.
Além disso, a Chlorella aumenta o crescimento da bactéria Lactobacillus quatro vezes e, assim, garante uma flora intestinal saudável.
Chlorella desintoxica o corpo
Chlorella ajuda o corpo a remover substâncias indesejadas e metais tóxicos do corpo. A microalga tem a capacidade de se ligar a metais pesados, o que pode levar a graves danos neurológicos. É difícil evitar depósitos de metais no corpo, pois agora eles são encontrados em quase todos os lugares. Por exemplo, em muitos produtos de higiene, como pasta de dente ou desodorante. Por esse motivo, você deve usar produtos sem alumínio sempre que possível.
Para quem quer saber exatamente: As substâncias que contém também são decisivas para as fortes propriedades desintoxicantes da Chlorella: carotenóides, glicoproteínas, glutationa (uma proteína com enxofre), esporopolleína, protectonia e desoxilipidnina.
Chlorella contém quase todos os nutrientes
A, D, E, K, C, B1 a B6, biotina, B12 … a lista de nutrientes contidos na superalga Chlorella é quase infinita. Porque não contém apenas todas as vitaminas importantes solúveis em gordura, mas também todas as vitaminas solúveis em água. Além disso, a microalga é rica em magnésio, cálcio, potássio e sódio e, além do cobre, manga e selênio, contém também os dois oligoelementos essenciais zinco e ferro, responsáveis por inúmeros processos metabólicos. Um verdadeiro reforço multivitamínico, por assim dizer!
Além das inúmeras vitaminas, Chlorella contém todos os oito aminoácidos essenciais e é rica em ácidos graxos poliinsaturados (ômega 3 e ômega 6), que têm efeitos antiinflamatórios e mantêm nosso cérebro em forma.
Pó ou cápsulas: como tomar Chlorella
Para pessoas saudáveis, recomenda-se tomar cerca de 3-4 gramas de Chlorella por dia. As superalgas estão disponíveis na forma de pó ou comprimido – você decide como deseja consumi-las. O sabor da planta verde é relativamente forte e lembra feno, grama ou chá verde forte. Os novatos da Chlorella podem simplesmente misturar uma colher de chá do pó em seu smoothie matinal para suavizar um pouco o sabor.
Quem já está acostumado com o sabor pode simplesmente misturar o pó com um pouco de água ou suco e um pouquinho de óleo ou como aditivo em uma salada. Importante: Chlorella deve ser ingerida sempre com um pouco de óleo e gordura para que o corpo possa absorver todos os nutrientes.
A dose diária de chlorella não deve ser excedida. Aliás, nas primeiras semanas podem ocorrer dores de cabeça, estômago e flatulência, o que pode ser explicado pela crescente desintoxicação do corpo. No entanto, esses efeitos colaterais devem diminuir de forma relativamente rápida.