Desde a semana passada, Antonina – no litoral do Paraná – tem registrado temperaturas elevadas, com a sensação térmica ainda maior. Na terça-feira (18), por exemplo, a sensação térmica chegou a 81ºC, no momento em que a temperatura máxima era de 44,3ºC, por volta das 16h.
Apesar de os números chamarem a atenção, eles podem ser explicados por dois fatores combinados: temperatura e umidade elevadas. O meteorologista do Simepar Reinaldo Kneib explicou ao que a sensação térmica é calculada por meio de uma fórmula que leva em consideração esses dois fatores.
“Ela estima o possível desconforto da pessoa de ficar sob essa condição de temperatura aparente, isso que é o índice de calor”, afirmou Kneib.
Foi o que aconteceu em Antonina. Na sexta-feira (14), a sensação térmica foi de 64ºC, com os termômetros marcando 43ºC, e a umidade do ar em 49%. Como a temperatura e a umidade subiram para 44,3ºC e 75%, respectivamente, o resultado foi a elevação da sensação térmica para 81ºC.
“A sensação é se a pessoa ficasse exposta ao sol. Além disso, não quer dizer que ficou todo o dia nesse índice. Foi em um momento do dia. Geralmente é à tarde, quando atinge a temperatura máxima e a umidade está elevada”, afirmou o meteorologista.
Fonte: G1