Lar Eventos Inscrições para castração gratuita de cães e gatos começam na quinta-feira

Inscrições para castração gratuita de cães e gatos começam na quinta-feira

Programa Castra Pet acontecerá em Cianorte no dia 10 de janeiro e atenderá gratuitamente 202 animais de estimação de famílias de baixa renda

por Lud Hayashi

O Governo do Estado, com o apoio da Prefeitura, traz para Cianorte no dia 10 de janeiro de 2022 o Programa Castra Pet, que oferecerá castrações gratuitas para 202 cães e gatos no município com idades entre quatro meses e oito anos, machos ou fêmeas e de todos os portes. As famílias de baixa renda (até três salários mínimos renda familiar ou meio salário mínimo renda per capita) que desejarem a realização do serviço em seus animais devem se inscrever a partir desta quinta-feira (25), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), que fica na Avenida Piauí, 2099, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h. As vagas são limitadas.

No ato da inscrição, é preciso apresentar o RG, CPF e comprovante de endereço atualizado, bem como o cartão do Bolsa Família ou o resumo do Cadastro Único. “Esse é um programa que vai contribuir muito com as famílias que mais precisam e desejam proteger seus animaizinhos de estimação, já que a castração não é importante apenas para prevenir a reprodução, mas também contribui na prevenção de doenças, como o câncer de mama, em fêmeas, e o de próstata, em machos. Por isso, quanto mais cedo o animal passar por esse procedimento, melhor”, explica a secretária da SEMMA, Daniela de Cássia Silva Carraro Parreiras.

No ato da inscrição, os responsáveis não devem levar os animais consigo e devem usar máscaras e manter o distanciamento social. Neste momento os tutores receberão as orientações de pré e pós-operatório para que as cirurgias aconteçam de forma segura. Após a castração, os cães e gatos receberão gratuitamente a medicação pós-operatória e a aplicação de microchip eletrônico de identificação animal.

PROGRAMA

O Castra Pet é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, por meio do Fundo Estadual do Meio Ambiente e já aconteceu em mais de 100 municípios do Paraná. “Animais soltos nas ruas são portadores de diversas zoonoses transmissíveis ao ser humano e se tornaram um problema de saúde pública para a maioria das prefeituras. A vida desses animais está diretamente relacionada com o ser humano, a sociedade e o meio ambiente. Pensando nesse equilíbrio, criamos o Castrapet: uma ação permanente que beneficiará todo o Paraná”, ressalta o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

Fonte: Diretoria de Comunicação | Prefeitura de Cianorte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de privacidade e cookies

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.