350
Maringá recebe essa semana os principais ciclistas esportivos do país nas categorias de base, adulto e paraciclistas. Eles competem no Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista 2021, na pista do velódromo da Vila Olímpica, da Prefeitura. São atletas a partir dos 12 anos, tanto do masculino quanto do feminino.
A competição da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) é dividida em duas partes: a primeira acontecerá até amanhã (17). Reúne categorias de base infanto, infanto juvenil e júnior, com ciclistas entre 12 e 18 anos. E entre quinta-feira e domingo, competem ciclistas da sub23 e elite adulto, com idade até 23 anos e por critério técnico, respectivamente.
Hoje (16) as provas do infanto, infanto juvenil e júnior, começaram de manhã e segue até às 19h30 – com pausa para almoço. Amanhã de manhã estão agendadas provas do júnior. A pista do velódromo é aberta uma hora antes para o aquecimento dos competidores e em seguida começam as provas.
As modalidades são: perseguição por equipe, velocidade por equipe, velocidade individual, perseguição individual, Madison, Keirin, 500km/h, Scratch, Omnium e eliminação. Essa é a principal competição do ano no ciclismo brasileiro. Vale pontos para os rankings brasileiro e internacional e conta como preparação para os Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, na Colômbia, que acontecerão no final do mês. Técnicos das seleções brasileiras acompanham as provas de olho em futuras convocações.
ESTRUTURA – A Secretaria de Esportes e Lazer acompanha a competição dando apoio para a organização e atletas. A pista do velódromo maringaense é uma das principais do Brasil. Tem 250 metros de extensão, 11 metros de largura e inclinação máxima de 42º. A estrutura é preparada para competições internacionais, como já aconteceu em outras oportunidades.