Maringá vai ter pela primeira vez o “Mês da Música”. O evento terá ações online e presenciais ao longo de todo o mês de agosto. Integram a agenda cultural 64 atividades, como shows, oficinas e filmes, entre outras ações. Oswaldo Montenegro e André Abujamra são os primeiros nomes a serem divulgados que participarão do evento, que será híbrido. Artistas locais também integram a grade de programação, que deve ser divulgada em breve.
O secretário de Cultura, Victor Simião, explica que as apresentações presenciais ocorrerão em locais de trânsito de pessoas para que a população tenha acesso à música enquanto passa pelos espaços públicos.
“O ‘Mês da Música’ é uma ação que vai ser feita pela primeira vez na história de Maringá. Nós vamos fazer 64 atividades em agosto. Entre outras iniciativas, nós teremos a apresentação do Oswaldo Montenegro, o Femunic, além de oficinas artísticas e apresentações de grupos locais. Uma das questões positivas relativas a essa ação é que nós vamos fazer algo híbrido. A maior parte das apresentações, claro, vai ocorrer de forma online, devido ao momento da pandemia. Mas algumas atividades vão ser realizadas de forma presencial: estamos programando ações no terminal, na feira, para que as pessoas enquanto estiverem nesses locais de trânsito possam ouvir música. Nosso objetivo é mobilizar a cadeia produtiva da música aqui em Maringá, que é um segmento muito forte, valorizar também as produções locais e trazer oficinas com artistas como André Abujamra”, detalha.
O Festival de Música Cidade Canção (Femucic) vai ser um dos eventos que vai encerrar o Mês da Música. Está previsto para ocorrer de 23 e 28 de agosto, de forma online.
Confira a agenda dos próximos dias:
• Dia 27, às 10 horas – show com artista local Aluísio Coelho, no Terminal Urbano
• Dia 29, às 10 horas – show com Orquestra de Cordas UEM, no Parque do Ingá; e às 20h30 – Show de encerramento com Oswaldo Montenegro.
https://www.youtube.com/channel/UCSr_64GcaeVJ-fiZ8dkImSw