Casa Noticias Saiba como retomar cuidados com a saúde, esquecidos na pandemia

Saiba como retomar cuidados com a saúde, esquecidos na pandemia

Clínico geral deve ser procurado para iniciar retomada; saúde do corpo pode ter piorado durante a pandemia

por Lud Hayashi

A pandemia afetou diversos setores do cotidiano, inclusive a rotina de cuidados médicos de muitas pessoas. Segundo nota técnica da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), do dia 9 de novembro, houve uma queda de 53% nas intervenções cirúrgicas no SUS (Sistema Único de Saúde).

Com números baixos de mortes e novos casos de Covid e o retorno da vida social, chegou a hora de voltar a se preocupar com a saúde. O geriatra Natan Chehter, membro da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), explica as consequências desse período sem ir ao médico.

“O grande problema de não ir ao médico regularmente é a falta de diagnósticos, doenças como câncer, diabetes ou hipertensão podem ficar sem ser detectadas por muito tempo, dificultando o tratamento no futuro. Nesse sentido, é esperado que as pessoas tenham a saúde piorada. Além do que, durante o isolamento muitos também pararam outras atividades como exercícios físicos e fisioterapia, fazendo com que o corpo fique mais frágil”, diz o médico.

O levantamento da Fiocruz apontou, ainda, que todos os serviços do SUS caíram drasticamente no começo da pandemia, exceto o setor de medicamentos, e depois de um tempo houve  aumento nos atendimentos, mas não voltaram aos níveis pré-Covid.

“O acompanhamento regular é importante para prevenção, com o diagnóstico precoce é possível ter um tratamento mais cedo e consequentemente mais efetivo. As visitas de rotina ao médico devem servir para acompanhar o estado de saúde e, se for o caso, como anda o tratamento”, pontua Chehter.

Artigos relacionados

Deixe um comentário