Home Noticias Vitamina B12: saiba para que serve, onde é encontrada e quais são os sintomas da deficiência dela

Vitamina B12: saiba para que serve, onde é encontrada e quais são os sintomas da deficiência dela

Falta desse importante nutriente está associada a problemas como anemia, cansaço e palidez

por Lud Hayashi

A vitamina B12 é importante para que o organismo consiga fazer o metabolismo adequado de carboidratos, gorduras e proteínas, convertendo-os em energia. Também age no metabolismo do cálcio, sendo crucial para a formação adequada dos ossos.

Ela é necessária para o crescimento de células, a renovação de tecidos e a manutenção do sistema imunológico, pois é parte da síntese de material genético, o DNA.

A vitamina B12 é obtida, principalmente, de alimentos de origem animal, como carne, peixe, ovos e laticínios.

A deficiência de vitamina B12 pode ocorrer em veganos que não tomam suplementos ou em decorrência de um distúrbio de absorção, como a doença de Crohn, descreve o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento.

A anemia por deficiência de vitamina B12 pode ter sintomas leves, mesmo quando grave, como palidez, fraqueza, fadiga e falta de ar. Já a anemia perniciosa pode aumentar o risco de câncer gastrointestinal em adultos jovens. A deficiência avançada de vitamina B12 pode causar problemas neurológicos, como formigamento, fraqueza muscular, confusão e comprometimento mental.

A forma de diagnosticar a deficiência de vitamina B12 é por meio de um exame de sangue, que vai identificar também os níveis de folato (vitamina B9). É importante medir os níveis de vitamina B12 e de folato porque ambos estão relacionados à anemia. Às vezes, a falta de folato pode parecer semelhante à falta de vitamina B12, mas os tratamentos são diferentes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.