Lar Celebridade Professora Ana Floripes Berbert luta incansavelmente por alunos com transtornos mentais

Professora Ana Floripes Berbert luta incansavelmente por alunos com transtornos mentais

por Lud Hayashi

A partir do ano 2000 dediquei-me principalmente na luta para apresentar à sociedade os estudantes com transtornos mentais e que não tinham suportes das áreas pedagógica e de saúde. Houve um período em que encaminhavam crianças e adolescentes diretamente aos hospitais psiquiátricos, sem antes oferecerem nenhum tipo de intervenção. Então, gritamos aos quatro cantos e imploramos pela abertura de um Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil (Capsi) em Cianorte. Só conseguimos porque o Ministério Público atuou de forma extraordinária.

No período de 2012 a 2016 o trabalho de mobilização foi intensa. Em 2016, por medida judicial, foi implantado o Capsi. Devido a alta demanda de estudantes com indicativos e no espectro autista, muitos sem atendimento especializado, voltamos à “arena” e reforçamos o processo de mobilização da sociedade e do poder público.

Infelizmente, já perdemos muitas crianças e adolescentes para as comorbidades presentes no quadro do autismo, todavia, mesmo sem respostas positivas, continuaremos “gritando” por socorro: sair da invisibilidade é muito difícil porque a indiferença é imensa.

Eu tenho orgulho da comunidade escolar do Colégio Estadual Igléa Grollmann porque em nenhum momento desde o ano de 2012 recuou no enfrentamento para que estudantes no espectro autista e seus familiares tenham acesso ao direito que lhes pertencem.

Ana Floripes Berbert

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de privacidade e cookies

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.