Nesta última semana, foi divulgada a lista Empregos em alta em 2023 no Brasil, com informações sobre os 25 cargos que tiveram maior crescimento na demanda por trabalhadores nos últimos cinco anos, de acordo com levantamento feito pelo LinkedIn. Segundo a plataforma, as profissões que aparecem no ranking refletem tendências atuais e futuras do mercado de trabalho e da sociedade, que vão da preocupação com a segurança digital e a sustentabilidade, ao cuidado com os clientes.
A lista traz, ainda, oportunidades imediatas, para quem está procurando emprego, e apresenta caminhos profissionais, promissores a longo prazo.
Veja quais são os 25 cargos que têm maior crescimento no Brasil:
1. Analista de privacidade – é o profissional que avalia os riscos e desenvolve procedimentos para as empresas tratarem de maneira adequada os dados sensíveis (informações pessoais sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico). O LinkedIn diz que as empresas costumam contratar para essa função pessoas que já tenham atuado como advogado ou analista de segurança da informação, e que as competências para desempenhar o trabalho são: conformidade em privacidade, privacidade dos dados, políticas de privacidade.
2. Especialista em cibersegurança – é aquele que fica na linha de frente do tratamento de incidentes cibernéticos e entra em ação em caso de ameaças, avalia as vulnerabilidades digitais das empresas e colabora no processo de elaboração de políticas corporativas de tratamento de dados. O profissional deve estar preparado para gerenciar informações e eventos de segurança, e já ter trabalhado como analista de segurança da informação, analista de suporte ou analista de infraestrutura. Mais de 66% das oportunidades são para trabalho remoto.
3. Especialista em capacitação em vendas – tem o papel de fornecer à equipe de vendas os recursos necessários para engajar clientes, incluindo treinamento, guias de vendas e outros dados relevantes. É a pessoa com conhecimento em pré-vendas, no processo de vendas e em gestão de vendas. Diferentemente das duas posições que lideram essa lista, emprega atualmente mais mulheres que homens: 55% contra 45%.
4. Líder de gerentes de produto (Group Product Manager) – é quem supervisiona todas as etapas da jornada de um produto / serviço, da conceptualização até o lançamento, gerenciando a equipe multidisciplinar envolvida no projeto. As competências mais comuns são gestão de produtos, conhecimentos de metodologias ágeis e de Scrum, e os setores que mais contratam são os de serviços financeiros, de tecnologia e mídia, e de serviços profissionais.
5. Representante de desenvolvimento de negócios (Business Development Representative – BDR) – neste cargo as mulheres também são maioria nas contratações: 52%. O BDR é o profissional que faz uma prospecção ativa e cultiva relacionamentos com potenciais clientes para gerar leads qualificados e novas oportunidades de negócios para empresa. As competências mais comumente solicitadas nos anúncios de vagas de emprego são: Outbound Marketing (de modo simplificado, o conhecido telemarketing ativo), prospecção de vendas e B2B (business-to-business), ou seja, negociações entre empresas.
6. Engenheiro de Cibersegurança – função em que 94% das pessoas contratadas são do sexo masculino, para a qual é preciso saber avaliar vulnerabilidades, uma vez que o profissional tem de identificar os riscos de segurança em sistemas corporativos e desenvolver soluções para combater as ameaças de crimes cibernéticos. Antes de assumir essa posição, os principais cargos ocupados pelos profissionais são: analista de segurança da informação, engenheiro de software e analista de cibersegurança.
7. Diretor(a) de receita (Chief Revenue Officer) – supervisiona todos os processos geradores de receita em uma empresa, escolhe os segmentos de mercado que serão o foco dos negócios, e participa da definição das estratégias de planejamento, marketing e operações. Dentre as principais competências desse profissional, as mais requisitadas são: planejamento empresarial, marketing e negociação. Tecnologia e mídia, serviços profissionais e manufatura são os setores com maior demanda atualmente.
8. Engenheiro de dados – é a pessoa que cria sistemas para coletar e analisar dados em grande escala, convertendo essas informações em recursos úteis para outros setores da empresa.
9. Analista de desenvolvimento de sistemas – por meio da tecnologia da informação e de técnicas de design de sistemas, esse profissional se especializa na otimização de processos corporativos. Tem conhecimentos em Git, JavaScript e SQL. A disponibilidade de vagas remotas é de 100%, segundo o LinkedIn.
10. Pesquisador em experiência do usuário (também conhecido como pesquisador em UX) – conduz pesquisas com usuários atuais e potenciais para ajudar a empresa a criar produtos e serviços que melhor atendam às demandas dos consumidores. Está preparado para aplicar testes de usabilidade, realizar pesquisas quantitativas e conhece design thinking.
11. Designer de conteúdo – em parceria com as equipes de design, operações e produtos, esse profissional é responsável pela criação de uma estratégia de conteúdo para os produtos e serviços de uma empresa. Em 2022, 71% dos trabalhadores contratados para o cargo foram mulheres.
12. Engenheiro de qualidade de software (também conhecido como engenheiro(a) de Quality Assurance – QA) – monitora todas as etapas do processo de desenvolvimento de um software para garantir seu desempenho adequado, em conformidade com padrões preestabelecidos.
13. Desenvolvedor de chatbot – usando inteligência artificial e aprendizado de máquina, é o profissional que desenvolve, implementa e monitora os aplicativos que automatizam os processos de comunicação. É necessário ter conhecimentos de Node.js, JavaScript e C#.
14. Analista de marcas – usa pesquisas de mercado para apresentar insights estratégicos sobre o desempenho de uma marca. Trabalha com branding, estratégia de marca e marketing.
15. Engenheiro de confiabilidade de sites – garante que a infraestrutura de TI de uma empresa apresente o desempenho esperado.
16. Desenvolvedor Back-end – responsável pela criação e manutenção da infraestrutura digital por trás de softwares e sites.
17. Gerente de crescimento – ajuda as empresas a aumentarem as receitas, identificando oportunidades de aquisição e ativação de clientes.
18. Executivos de contas de grandes contratos – define e monitora as estratégias e metas de vendas, e administra o funil de prospecção das contas.
19. Gerente de sustentabilidade – desenvolve programas e políticas de sustentabilidade da empresa, garantindo sua correta implementação. Competências desejadas: responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e licenciamento ambiental.
20. Especialista em experiência do cliente (também conhecido como especialista em CX) – monitora toda a jornada do consumidor, identificando as necessidades dos clientes, para que a empresa possa atender às demandas. Em 2022, 51% das contratações foram de mulheres
21. Redator SEO – participa da definição da estratégia editorial e cria conteúdos para aumentar a audiência de sites e redes sociais. As competências mais comuns são copywriting, otimização para mecanismos de busca (SEO) e marketing de conteúdo.
22. Analista de sucesso do cliente (também conhecido como analista de CS) – é a pessoa que prospecta e ativa novos clientes, monitorando o engajamento e satisfação ao longo de seu relacionamento com a empresa.
23. Coordenador de segurança da informação – é responsável pela segurança dos sistemas de uma empresa, elaborando políticas e normas para garantir a conformidade com as leis e regulamentos de proteção de dados. Deve ter conhecimento da Norma ISO 27.001.
24. Redator com foco em experiência do usuário – cria conteúdo para produtos digitais, aplicativos e sites, para orientar clientes ou ajudá-los a usar um serviço. É desejável que entenda de experiência do usuário (UX), estratégia de conteúdo e copywriting.
25. Analista de suporte de TI – é o responsável pelo suporte técnico, aquele que configura computadores e outros dispositivos, ensina usuários a operar os softwares utilizados pela empresa e resolve problemas técnicos.