Lar Noticias Exercício de cinco minutos é o segredo da longevidade dos japoneses, apontam escritores

Exercício de cinco minutos é o segredo da longevidade dos japoneses, apontam escritores

Prática é simples e rápida e ainda tem suas instruções transmitidas nas rádios japonesas, para ser praticada diariamente

por Lud Hayashi

Os japoneses são conhecidos pela sua longevidade. Em 2013, por exemplo, o país atingiu a marca de 54 mil idosos com 100 anos completos. E, de acordo com Héctor García e Francesc Miralles, o segredo para viver tanto tempo está em um exercício tradicional entre essa população: o ikigai. Eles são autores do livro Ikigai: O Segredo Japonês para uma Vida Longa e Feliz.

O portal CNBC Make It, do canal americano NBCUniversal, afirma que, para a obra, García e Miralles entrevistaram mais de cem das pessoas mais velhas da região de Okinawa, local com uma das maiores concentrações de centenários do mundo, para entender como era a rotina dessas pessoas.

Eles observaram que os japoneses praticavam um exercício rápido, de cerca de cinco minutos, diariamente — o rajio taisō.

“Mesmo os residentes da casa de repouso que visitamos dedicaram pelo menos cinco minutos todos os dias a isso, embora alguns fizessem os exercícios em na cadeira de rodas”, alegam os autores do livro.

O método, que se traduz como “exercícios de rádio”, recebeu a denominação devido às transmissões das instruções do exercício por essa mídia, em 1929.

Desde então, a técnica continua a ser disseminada pelas rádios japonesas e é praticada, inclusive, nas escolas, antes de as aulas começarem, e no ambiente de trabalho, antes do expediente.

Os autores descrevem os exercícios como de baixa intensidade, sendo um dos mais clássicos da rotina o ato de levantar os braços acima da cabeça e depois abaixá-los em um movimento circular.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de privacidade e cookies

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.