Rio Piava está 45% abaixo do normal e Ribeirão Bolivar perdeu 30% da vazão
Os rios que abastecem Cianorte e Umuarama já sentem os efeitos da estiagem e deixam a Sanepar em alerta. O Rio Piava em Umuarama perdeu cerca de 45% da vazão normal. O Ribeirão Bolivar em Cianorte teve a vazão reduzida em 30% e o abastecimento está sendo complementado pelos 11 poços que integram o sistema. A elevação da temperatura prevista para os próximos dias deve provocar aumento no consumo de água da região.
“Nos dias mais quentes e fins de semana a tendência é um consumo maior e, como o momento exige a atenção de todos, a água deve ser utilizada adequadamente evitando desperdícios”, diz o gerente regional da Sanepar Ezequiel de Souza Ribeiro. Nas duas cidades, a Sanepar está produzindo água o suficiente para abastecer a população. Em Cianorte, são mais de 15,6 milhões de litros por dia e, em Umuarama, a produção ultrapassa os 25 milhões de litros de água dia.
Apesar disso, a empresa recomenda que as limpezas mais pesadas de fachadas, calçadas e carros devem ser evitadas. Recomenda-se o uso de balde e pano e o aproveitamento da água da lavagem ou do enxágue das roupas. Outras dicas são reduzir o tempo de banho e fechar as torneiras ao lavar as mãos, escovar os dentes, fazer a barba ou lavar a louça.
Conter os vazamentos em canos, chuveiros, torneiras e descargas dos banheiros também contribui com a economia. Ao perceber vazamento na rua ou em vias públicas deve-se avisar a Sanepar imediatamente pelo telefone 0800 200 0115.