Lar Noticias Composto do alecrim bloqueia ação da Covid, mostra estudo científico

Composto do alecrim bloqueia ação da Covid, mostra estudo científico

por Lud Hayashi

Cientistas norte-americanos apresentaram comprovação científica de que um composto no alecrim, erva medicinal e culinária, pode ser uma arma dupla contra o coronavírus SARS-CoV-2, que causa a covid-19, Parkinson e Alzheimer. ATENÇÃO: A VACINA AINDA É A ÚNICA ALTERNATIVA QUE TEMOS CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS.

Em experimentos, o composto ácido carnósico, extraído do alecrim, bloqueou a interação entre a proteína de pico do SARS-CoV-2 e a proteína receptora, a ACE2, que o vírus usa para entrar nas células.

“Achamos que vale a pena investigar o ácido carnósico, ou algum derivado otimizado, como um tratamento potencialmente barato, seguro e eficaz para a covid-19 e alguns outros distúrbios relacionados à inflamação,” disse o professor Stuart Lipton, do Instituto de Pesquisas Scripps (EUA), autor principal do estudo publicado no mês passado.

Bloqueio da infecção

O pesquisadores acreditam que o ácido carnósico tenha esse efeito antiviral, apesar de ser um composto seguro e relativamente pouco reativo, por ser convertido em sua forma ativa pela inflamação e oxidação encontradas nos locais de infecção.

Nessa forma ativa, o composto modifica o receptor ACE2 para o SARS-CoV-2, tornando o receptor inatingível pelo vírus e, assim, bloqueando a infecção.

“O ácido carnósico representa uma ‘terapêutica patologicamente ativada’ em modelos pré-clínicos de doença – inativo e inócuo em seu estado normal, mas convertido em uma forma ativa onde precisa ser ativo,” disse Lipton.

A equipe já está trabalhando agora para sintetizar e testar derivados mais potentes do ácido carnósico, com características melhoradas para uso em distúrbios relacionados à inflamação.

Com informações do Diário da Saúde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de privacidade e cookies

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.