Uma mensagem circulando em grupos do Telegram diz que o próximo mês de fevereiro será o mais quente de todos os tempos, com termômetros marcando mais de 40°C no Brasil inteiro.
De acordo com a mensagem, a informação seria do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) e de “institutos do Chile”. O autor da mensagem ainda chama a atenção para a necessidade de se adotar cuidados especiais com crianças e idosos, que devem ser protegidos do sol intenso, para evitar insolação e desidratação.
A mensagem traz ainda mais previsões catastróficas: “não há previsão para um dia sequer, de chuva”(sic) e “a defesa civil também prevê desabastecimento de água e energia” . A causa deste calor anormal seria o fenômeno do Equinócio. “Este fenômeno é devido ao fato de que o sol está diretamente acima do Equador”, diz a mensagem.
A repercussão da mensagem fez o Inmet, que seria uma das fontes da informação, se pronunciar oficialmente. Em sua conta no Twitter, o órgão compartilhou uma nota nesta terça-feira (25/1): “O Inmet esclarece que é FALSO o texto vinculado nas redes sociais sobre uma previsão de forte onda de calor no mês de fevereiro”(sic).
Ainda segundo a nota, “a informação não possui qualquer fundamento técnico/científico e nenhuma base de estudo ou pesquisa climatológica ou de previsão climática”. Veja o tuíte abaixo.
O fenômeno do Equinócio, citado na mensagem, realmente existe. Mas ocorre duas vezes por ano, todos os anos. O Equinócio não ocorre em fevereiro e não tem relação com o aumento da temperatura durante um longo período de tempo.
O Equinócio de Outono, no Hemisfério Sul(onde fica o Brasil) ocorre em março e marca o fim do Verão e o começo do Outono. Este ano, será no próximo dia 20 de março. O Equinócio de Primavera ocorre em setembro e marca o início da Primavera. O próximo será no dia 22 de setembro.
Os dias em que ocorre o Equinócio são os únicos do ano em que o dia e a noite tem exatamente a mesma duração: 12 horas. Nos demais dias do ano, a duração do dia e da noite varia, de acordo com a posição em que o Sol está em relação à Terra e de como o nosso planeta é iluminado pelos raios solares. Na Primavera e no Verão os dias são mais longos. No Outono e no Inverno, as noites duram mais tempo.