O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou nesta segunda-feira (6), após se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que pretende lançar em março um cartão especial de descontos para beneficiários do INSS que são correntistas do BB (Banco do Brasil) e da CEF (Caixa Econômica Federal). Os dois bancos públicos são responsáveis, segundo o ministro, pelo pagamento de 14 milhões de benefícios da Previdência.
Lupi declarou que a ideia é oferecer o cartão do beneficiário a todos os 37 milhões de beneficiários da Previdência, que poderão usá-lo nos serviços de transporte público de todo o país.
Além disso, os bancos oferecerão descontos por meio de parcerias com empresas, para oferta de benefícios exclusivos aos segurados do INSS.
“Ao invés de o beneficiário da Previdência precisar tirar uma autorização local para usar os serviços de transporte daquele município, com o cartão ele terá validade nacional. Também estamos buscando novos benefícios aos aposentados. Correntistas do BB terão descontos, por exemplo, em farmácias conveniadas, benefícios em passagens aéreas, em hotéis e em outros serviços”, disse o ministro.
Segundo Lupi, os bancos privados também serão procurados para oferecer vantagens semelhantes aos correntistas que são segurados do INSS.