Lar Noticias Projeto sobre as doulas é aprovado após discussão na Câmara de Cianorte

Projeto sobre as doulas é aprovado após discussão na Câmara de Cianorte

por Lud Hayashi

O projeto sobre a liberação da presença das doulas no ambiente hospitalar durante o parto na rede pública e privada de Cianorte foi motivo para uma longa discussão durante a sessão realizada nesta segunda-feira, 14, na Câmara de Vereadores de Cianorte.

Atendendo ao Requerimento nº 002/2022,  a Doula Sra. Maria Veridiana Santos Bonfim Zacharias, esteve presente na tribuna livre durante a sessão ordinária para dirimir dúvidas e responder questionamentos sobre a função desempenhada pelas doulas no parto e pós-parto e também apresentar informações sobre a prática profissional, qualificação, atendimento público e privado.

Após a explanação da doula, que também apresentou um vídeo com o depoimento de mulheres que tiveram o acompanhamento da doula no período gestacional e no parto, houve a votação em segundo turno o Substitutivo do Projeto de Lei nº 034/2018-B, que dispõe sobre a autorização da presença de “Doulas” durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato no Sistema Único de Saúde, maternidades privadas e estabelecimentos hospitalares congêneres no Município de Cianorte. O projeto de autoria do vereador Thiago Fontes (PSL) teve pedido de vistas feito pelo vereador Vantuir “Tuika” da Silva (PV) negado e foi aprovado por 8 votos contra 1.

Os demais projetos votados em segundo turno foram aprovados por unanimidade:  Projeto de Lei do Legislativo nº 59/2021-M, que institui a campanha informativa para empresas sobre Epilepsia no Município de Cianorte, de autoria do vereador Pastor Dejair; os projetos de lei complementar do Executivo, 29/2021 e 36/2021, que tratam de zoneamento e ocupação do solo no município de Cianorte; e, o Projeto de Lei 76/2021, que declara utilidade pública de diversas Associações de Pais, Mestres e Funcionários de diversas escolas da rede pública estadual e municipal de Cianorte.

Os projetos votados em primeira discussão também foram todos aprovados por unanimidade e seguirão para segunda votação: Projeto de Lei Complementar nº 001/2022 sobre o prolongamento da Estrada Timboré; Projetos de Lei Complementar nº 002 e 007/2022, que alteram a lei 2.747/2006 sobre uso e ocupação do solo; Projeto de Lei Complementar nº 004/2022 sobre manutenção de segurança ostensiva em bens públicos; Projeto de Lei Complementar nº 008/2022, que institui abono salarial aos agentes comunitários de saúde até 30 de junho de 2022, em face o enfrentamento da pandemia de Covid-19; e o Projeto de Lei nº 006/2022, que autoriza abertura de crédito adicional.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de privacidade e cookies

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.